quinta-feira, 7 de abril de 2016

MAIS PRODUTORES RURAIS SÃO BENEFICIADOS PELO RIO RURAL NA SERRA


Microbacia de Jaguara, de São José do Vale do rio Preto, realizou seu primeiro sorteio de subprojetos

 Técnicos executores do Rio Rural, programa da secretaria estadual de Agricultura, realizaram, na tarde da última quinta-feira (31/3), o primeiro sorteio de subprojetos da microbacia Jaguara, em São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana do Rio. Segundo o supervisor local da Emater-Rio, Antônio José Bastos Rosmaninho, dez produtores foram beneficiados com práticas de saneamento individual, implementos agrícolas/tração motorizada (individual), máquinas e equipamento agrícolas com tração motorizada (com ou sem acoplagem a microtrator), proteção de nascentes, recuperação de mata ciliar, equipamento de irrigação e reforma de curral.

Durante a reunião, que aconteceu na capela da Igreja Católica de Jaguara, foi entregue e assinado pelo prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves, o Plano Executivo da Microbacia (PEM) de Jaguara, que reúne todas as demandas coletivas identificadas junto com a comunidade.

- Todo o trabalho do Rio Rural é realizado a partir de demandas coletivas identificadas nos PEMs. Com base nestes planos, as equipes técnicas dão assistência aos agricultores na elaboração dos Planos Individuais de Desenvolvimento (PID) das unidades produtivas, determinando as práticas produtivas e ambientais adequadas a cada unidade de produção. Assim, com a entrega do plano ao prefeito, todos os integrantes do governo municipal tomam conhecimento sobre as ações do Rio Rural e os trabalhos realizados pelos técnicos na microbacia - explicou a engenheira agrônoma da Emater-Rio, Margareth Ferreira Costa.

A próxima etapa do Programa Rio Rural na microbacia será exatamente a elaboração dos PIDs (Planos Individuais de Desenvolvimento) das propriedades rurais. A implantação dos subprojetos em Jaguara será acompanhada por técnicos da Emater-Rio, pelo Banco Mundial e pela própria comunidade.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura, Carlos Ribeiro Rampini; o secretário municipal de Planejamento, Rogério Caputo; e o técnico do escritório local da Emater-Rio, Cosme Oliveira de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário