terça-feira, 5 de abril de 2016

Procon Estadual autua quatro pizzarias no Centro do Rio


mister_pizza_1459884691.78.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (05/04), uma ação da Operação Fellini, fiscalizando pizzarias do Centro do Rio.Os fiscais verificaram sete estabelecimentos. A ação autuou uma filial do Mister Pizza, a Pizzaria Sabor da Natureza, a Pizzalândia e a Pizza Nostra. Como as pizzas italianas são famosas, quem deu nome à Operação foi um dos mais importantes cineastas italianos, Federico Fellini.

O Mister Pizza, localizado na Av. Franklin Roosevelt, 126, possuía fogão a gás na área de preparo, contrariando o disposto no certificado do Corpo de Bombeiros que proíbia nesse estabelecimento a utilização de gás combustível, sob a forma de cilindros de GLP ou canalizado de rua. Dessa forma, o fogão foi interditado até sua regularização junto ao órgão competente e a comprovação da correção pela Autarquia.

Outro estabelecimento que contrariava o certificado do Corpo de Bombeiros foi a Pizzaria Sabor da Natureza, localizada na Rua Frei Caneca, 185. Os fiscais determinaram a retirada dos dois cilindros de gás GLP presentes na cozinha, sendo que um deles estava engatado em uso e outro armazenado. A fiscalização deu prazo de 20 dias para consertar o piso, o teto de gesso e a tela de proteção, que estavam com buracos, além de providenciar uma lixeira com tampa e melhorar as condições de higiene da cozinha. A porta da câmara de resfriamento, que estava em estado precário, deverá ser trocada em 30 dias. O proprietário deverá apresentar à Autarquia, em até 15 dias, o alvará de autorização da loja, que estava vencido desde 2011, e de potabilidade da água, vencido desde 2012. Já para o certificado de dedetização, vencido desde 2014, o prazo é de 24 horas. Caso os certificados não sejam entregues no prazo estabelecido, o local será interditado.

Na Pizzalândia, localizada na Rua Senador Dantas, 23 loja A, não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água nem do Corpo de Bombeiros. Na cozinha, a lixeira se mantinha aberta e o ralo da cozinha não era sifonado. A Pizza Nostra, localizada na Rua São José, 35, também não apresentou os certificados de potabilidade da água nem do Corpo de Bombeiros. Ambas têm o prazo de 15 dias para apresentarem os documentos no Procon-RJ. Os fiscais constataram que a Pizza Nostra utilizava lasanha semi-pronta de forno de micro-ondas sem especificar isso no cardápio, induzindo o consumidor a acreditar que o produto é de fabricação própria da casa. A fiscalização determinou a inclusão da informação correta no cardápio. Foram encontrados no local, sem especificação do prazo de validade: 2kg de molho branco, 1kg e 500g de frango empanado, 1kg e 500g de palmito, 1kg de ovos cozidos, 500g de queijo, 500g de bacon com salame e 400g de macarrão.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Boca de Forno (Almirante Barroso, 91); Domino's (Rua das Marrecas, 19); Parmê (Rua do Rosário, 149).

Nenhum comentário:

Postar um comentário