quarta-feira, 4 de maio de 2016

REGIN FACILITA A ABERTURA DE EMPRESAS NO RIO DE JANEIRO


Caravana estimula o uso do sistema em diversos municípios

Os municípios de Varre-Sai, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, São José de Ubá, Aperibé e Cambuci foram capacitados para utilizarem o Regin (Sistema de Registro Integrado) e prestarão um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão. A Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizaram uma caravana para promover o sistema nas cidades fluminenses e tirar dúvidas quanto à sua utilização.

Após as reuniões da Caravana da Simplificação, Italva, de imediato, passou a analisar os pedidos de viabilidade do Regin e já tem uma reciclagem marcada para amanhã com os servidores. Já Varre-Sai, Laje do Muriaé, Itaperuna, São José de Ubá, Aperibé e Cambuci marcarão treinamentos entre os dias 10 e 18 deste mês.


Secretário de Controle Interno da Prefeitura de Italva, Joelson Bertin classificou a visita como positiva.


- Os representantes da Jucerja esclareceram as dúvidas que existiam. Italva terá um grande avanço em seu desenvolvimento com a chegada do Regin - disse Bertin.


O presidente da Jucerja, Luiz Velloso, acredita que o sistema pode agilizar o sonho do negócio próprio.


- O Regin é benéfico, já que desembaraça bastante o processo que antes era totalmente burocrático e cansativo. Formalizar as empresas é importante para garantir a segurança jurídica aos empresários e estimular o desenvolvimento do setor - afirmou Velloso.
 

>>> Modelo de sucesso - Ao todo, são 69 municípios integrados ao Regin. Em 16 deles, o sistema funciona plenamente. Rio de Janeiro, Niterói, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu geram o alvará municipal através do método.

Em Paraíba do Sul, no Centro-Sul, o sistema é considerado um sucesso. Utilizando o modelo há quase um ano, Luiz Rezende, administrador do Regin, disse que desde o início da resposta automática para a viabilidade, 91 empresas foram diretamente beneficiadas, além de 326 novos microempreendedores individuais.
 

>>> Como proceder - A Jucerja vem implantando o Regin em diversos municípios do estado. O sistema permitirá que o registro de novas empresas no órgão seja feito pela internet de forma rápida e eficiente. Basta que o indivíduo entre no site www.jucerja.rj.gov.br, clique em ‘Requerimento Eletrônico’ e siga o passo a passo. Se tudo estiver correto, o negócio poderá ser aberto em até dois dias. A grande vantagem é a redução de tempo na formalização de novos empreendimentos, a desburocratização e a possibilidade de todo o processo de legalização ser realizado por meio digital em um único portal, dispensando a presença física do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário