terça-feira, 15 de maio de 2012

Feriado Rio +20








A pedido do Governo Federal, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai enviar na próxima semana um projeto à Câmara dos Vereadores para que haja feriado municipal de três dias durante a Rio+20. O feriadão seria nos dias 20, 21 e 22 de junho, quando mais de 100 representantes de países participarão da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira durante reunião entre o prefeito, o governador Sérgio Cabral e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do meio-ambiente, Isabella Teixeira. A intenção é liberar o trânsito para que os chefes de Estado, que estarão hospedados majoritariamente na zona sul, cheguem ao Riocentro, na zona oeste, sem maiores complicações.

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes (centro) e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann participaram de reunião sobre a Rio 20


"A gente acredita que assim não vamos precisar liberar faixas de trânsito apenas para os participantes da Rio+20. É claro que vai haver algum tipo de transtorno, mas é um momento importante para a cidade e os cariocas vão mostrar mais uma vez que são ótimos anfitriões", disse o prefeito.
A prefeitura espera que o feriado possa abrir espaço para que a sociedade civil também participe de alguma forma do evento. "No início de maio estaremos divulgando uma série de eventos paralelos que estarão acontecendo durante a conferência e será importante ter esse feriado para que a população possa se envolver com eles", afirmou Paes.
Além do esquema que vai aliviar o transporte pela cidade, o Governo Federal vai disponibilizar a base aérea de Santa Cruz, também na zona oeste, para utilização das delegações durante a conferência. "Estamos terminando as obras e vamos estar prontos para receber as delegações também na base aérea, uma opção aos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá", garantiu a ministra Gleisi Hoffmann. 

(GIULIANDER CARPES - PORTAL TERRA)


Um comentário: