segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jornal da Manhã

Estréia amanhã às 7:45 o Jornal da Manhã com as primeiras noticias do dia. Tudo que aconteceu nos esportes, previsão do tempo e informações da 110°DP. Você ,ouvinte da Rádio Teresópolis ,vai ser informado através desse jornal dentro da nova programação da emissora AM 1510. Apresentação Wilson Mendes. 

VAGAS SINE


Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
Posto SINE - Teresópolis – RJ
Data: 07/05/2012
                                    Vagas disponíveis:

Vaga disponível
Qtde oferecida pela empresa
Camareira de Hotel
02
Lavadeira
01
Vendedor Externo (Com Habilitação)
01
Oficial Serviços Gerais
01
Costureira de Máquinas Industriais
01
Motorista Entregador
01
Adesivador de Veículos
01
Serralheiro
01
Caseiro
02
Atendente de Lanchonete
02
Caixa Padaria
01
Balconista de Padaria
02
Domestica (Possa Dormir)
01
Domestica
02
Arrumadeira
01
Professor de Inglês
02
Auxiliar de Credito
02
Vendedora 
02
Projetista
01
Dentista
01
Servente
20
Vigilantes (Com ATA)
40


A vaga, acima mencionada, pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura da mesma no SINE.
Pode acontecer também, que o empregador faça a seleção, na própria empresa, ou contrate por outros meios que não o SINE, e não retorne ao SINE que a vaga foi preenchida.

Novo secretário municipal de Turismo nomeado esta manhã


Buscando dar segmento à implementação de ações efetivas no setor turístico, o Prefeito Arlei nomeou, na manhã desta segunda-feira, dia 07, Flávio Gueiros como novo Secretário Municipal de Turismo. A expectativa é gerar um novo posicionamento do município junto ao mercado de turismo, agregando profissionais especializados, estreitando laços com agências e operadoras de viagens e articulando contatos com a Secretaria de Estado e o Ministério do Turismo.

“Recebi demandas de diversos setores e chegamos ao nome do Flávio Gueiros, um profissional com experiência no setor e que dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado”, explicou o Prefeito Arlei. Carlos Tucunduva, que respondia pela pasta e estava interinamente na função, agora está à frente exclusivamente da Secretaria Municipal de Administração.

Um plano de trabalho foi elaborado por Flávio e apresentado ao Prefeito Arlei. “Temos o prazo de hoje até o fim do ano para colocar Teresópolis no topo e, para isso, vamos trabalhar principalmente com articulação. Temos contatos junto à Secretaria de Estado e ao Ministério do Turismo, e pretendemos reavivar este relacionamento, estreitando ainda mais os laços para que os planos saiam do papel e consigamos mostrar a nossa linda Teresópolis para todos”, disse o novo Secretário de Turismo. Segundo Flávio Gueiros, está sendo estruturado uma equipe do mercado, com pessoas que atuam na área hoteleira, de atendimento e como guias turísticos. “Pessoas que já praticam o turismo vão nos ajudar a realizar este trabalho”.

Márcio Catão, administrador do Teresópolis Shopping Center, participou da reunião de apresentação do novo Secretário. “Flávio é competente, entendedor do meio, profissional do setor turístico e tem o aval das entidades de classe. Sua participação na atual gestão vai somar muito para o futuro de Teresópolis, em todos os setores econômicos”, destacou. O diretor da Viação Teresópolis, Marcos de Freitas também esteve na reunião.

Núcleo de Eventos

Os trabalhos do Núcleo de Eventos serão mantidos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo. “No Núcleo de Eventos trabalhamos em ações sazonais, com shows, festividades e atividades culturais. Contaremos com um calendário atrativo e diferenciado para o nosso turista”, explicou o Secretário Flávio Gueiros.

Atrativos turísticos

“Fizemos uma pesquisa de adjetivações recentemente perguntando para as pessoas o que vinha em mente quando se fala sobre Teresópolis e encontramos muitas referências ao clima, à natureza e ao verde. Nós temos um Parque Nacional, o Parque Estadual dos Três Picos e hoje, um Parque Municipal. Essa infraestrutura é um atrativo que precisamos inserir no mercado turístico. Já existe  também um projeto, junto ao Sebrae, de desenvolvimento, visando eventos futuros como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Estamos estruturando todos os profissionais da cadeia produtiva para captar turistas para o município com esses grandes eventos e estamos capacitando inclusive os profissionais da Feirinha”, detalhou Flávio.

Conselho Municipal de Turismo

A Prefeitura está consolidando a estruturação de um Conselho Municipal de Turismo. “O órgão vai validar as ações do setor entre o Poder Público, as entidades de classe e o empresariado local. Esta união vai acarretar em responsabilidades entre os setores privado e público”, destacou o Secretário de Turismo.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Jéferson Hermida

Sala do Empresário já está funcionando




Objetivo é agilizar o atendimento aos empresários atingidos pelo temporal de 6 de abril

 Instalada no 3º andar da Aciat –Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Av. J. J. de Araújo Regadas, 142 – Várzea), já está funcionando a Sala do Empresário, criada com o objetivo de agilizar o atendimento aos empresários da cidade atingidos pelo temporal do dia 6 de abril. O espaço foi criado como resultado da pesquisa de avaliação dos impactos da forte chuva do início de abril na economia da cidade, trabalho realizado pela Prefeitura e que resultou na elaboração de um plano de ação de recuperação financeira.

São parceiros da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresópolis, Aciat, Sincomércio, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis), Sebrae, Feso (Fundação Educacional Serra dos Órgãos), Movimento Nossa Teresópolis, Corpo de Bombeiros, Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro).

“O objetivo é facilitar a vida dos empresários afetados pela chuva, para que encontrem no mesmo espaço os atendimentos necessários para resolver os seus problemas e regularizar a sua atividade”, pontua o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder.

Funcionando de segunda a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h, a Sala do Empresário oferece consultoria financeira grátis, linha de crédito pela Investe Rio, atendimento de diagnóstico pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e nova emissão de documentos municipais através da Secretaria Municipal de Fazenda (alvará e espelho de IPTU, entre outros).

Também estão previstas orientação de equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e sobre licença ambiental, com profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Para o primeiro atendimento, os empresários devem apresentar toda a documentação que possuir (pessoa física e jurídica) e o levantamento das perdas (capital de giro, infraestrutura, estoque e maquinário).


Texto: Silvia Pimentel

Prefeitura publica novas regras para bicicletas elétricas




A Prefeitura do Rio publicou, nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial, o decreto com as normas sobre a circulação das bicicletas elétricas na cidade. A decisão envolve os modelos elétricos como as outras bicicletas e orienta que o ciclista tenha pelo menos 16 anos de idade para conduzir o meio de transporte, além de obedecer ao limite de velocidade de 20 km por hora.
“Para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se as bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação específica deverá ser respeitada, desde que observado o limite de velocidade de vinte quilômetros por hora e que o ciclista possua idade mínima igual ou superior a dezesseis anos”, diz um trecho da publicação.
No último dia 28, agentes da Lei Seca multaram um ciclista durante uma blitz, em Copacabana, na Zona Sul. Na ocasião, a bicileta elétrica foi apreendida e enviado para um depósito, em Niterói, na Região Metropolitana. A partir daí, entrou em discussão os assuntos sobre a regulamentação de normas para a circulação das bicicletas no município. 
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, os modelos elétricos que ultrapassem os 20 km por hora terão as mesmas normas que os regulamentos dos ciclomotores, inclusive a exigência de habilitação especial e o uso de capacete. 
Fonte:O repórter

Carga se desprende de carreta e interdita subida de Petrópolis


  A carga de uma carreta se desprendeu do veículo na tarde desta segunda-feira, causando a interdição parcial da subida da Serra de Petrópolis, a partir do km 88 da BR-040. Somente carros passam pelo trecho no momento. Equipes da Concer foram mobilizadas para retirar a carreta de pista, que apresenta retenção de 1 km. 
De acordo com a concessionária, se mantém a operação especial de reversão de pista, com a interdição da descida da Serra de Petrópolis, na madrugada dessa terça-feira, às 0h. A reversão  para a passagem de cinco carretas de grande porte ocorrerá entre os kms 104 (Duque de Caxias) e 80 (Petrópolis). A PRF vai coordenar a operação, que poderá ser adiada se houver mau tempo. A partir do km 80, as carretas seguirão viagem pela mão normal da rodovia .

HEMORIO CONVOCA DOADORES PARA ABASTECER BANCO DE SANGUE



Estoques do órgão da Secretaria de Saúde estão em nível 

crítico



O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, convoca doadores para abastecer seu banco de sangue, que está com o estoque em nível crítico. Na última semana, o número de comparecimentos de voluntários caiu pela metade, comprometendo o abastecimento em mais de 180 hospitais atendidos pelo hemocentro.

Para ser um candidato, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde.

Jovens com de 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se, porém, evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

Segundo orientações da Chefe do Serviço de Atendimento ao Doador, Dra. Naura Faria, é importante que a população doe regularmente para evitar quedas repentinas no banco de sangue.

- Infelizmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), seria necessário que entre 4 e 5% adotassem a prática para que pudéssemos atender à demanda. É muito importante que a população faça da doação de sangue um hábito. Qualquer um pode precisar um dia – alertou Dra. Naura.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

O órgão funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.
 


FAETEC ABRE MAIS DE 3 MIL VAGAS PARA NÍVEIS MÉDIO, SUPERIOR E TÉCNICO

Mais informações na aba superior" CONCURSOS PÚBLICOS" em  NOSSO BLOG.

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta quarta


Eleitor pode se inscrever no cadastro, mudar domicílio e regularizar título.


Se título for cancelado, eleitor pode ficar proibido de obter passaporte.





O prazo para os eleitores fazerem inscrição no cadastro eleitoral, pedirem mudança de domicílio e regularizarem seus títulos termina nesta quarta-feira (9).

Segundo a legislação, pode se inscrever no cadastro e receber o título pela primeira vez quem já completou 16 anos, ou completa até o fim do ano. É preciso levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência.
Também é possível, até a quarta-feira, pedir a transferência de domicílio eleitoral ou mudança de zona eleitoral dentro da mesma cidade. Eleitores com deficiência ou dificuldades de mobilidade podem pedir a transferência para a zona eleitoral especial.
O prazo marca a conclusão do cadastro eleitoral, ou seja, também é a última data para quem precisa regularizar o título. É o caso de eleitores que não votaram nem justificaram nas últimas três eleições – lembrando que cada turno conta como uma.
Quem não regularizar a própria situação terá o título cancelado, ficando proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até a regularização da situação.

 

Calendário eleitoral divulgado pelo TSE.

 

MAIO - QUARTA-FEIRA, 9.5.2012

(151 dias antes)
  1. Último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput).
  2. Último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do Município pedir alteração no seu título eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput e Resolução nº 20.166/1998).
  3. Último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput e Resolução nº 21.008/2002, art. 2º).


Fonte: G1

Acidentes na BR-116 deixam dois caminhoneiros mortos no RJ


Uma carreta tombou, saiu da rodovia e explodiu na altura de Teresópolis.
A 1 km do primeiro acidente, outro motorista perdeu o controle e bateu.

Duas pessoas morreram em dois acidentes graves na BR-116, em Teresópolis, na Região Serrana, no domingo (6). Os estragos foram tão grandes que o trânsito ainda está complicado na altura do km 56, no sentido Rio, para o trabalho de limpeza da pista, segundo o Bom Dia Rio.
Uma carreta que carregava álcool saiu da rodovia, caiu numa estrada de acesso e explodiu. Segundo testemunhas, as labaredas chegaram a quase 30 metros de altura. A carreta seguia para o Rio de Janeiro, e o motorista Valdinei Rodrigues Medeiros, de 28 anos, morreu carbonizado.

A 120 metros do acidente, era possível ver a proporção que as chamas alcançaram. Os cabos de energia elétrica ficaram queimados e espalhados pelo chão. Um placa ficou totalmente destruída, consumida pelo fogo. A cerca de 150 metros do local da explosão, algumas árvores também foram queimadas. No canteiro, a grama foi reduzida a cinzas.

Funcionários da concessionária de energia elétrica tiveram que trocar a fiação, depois que a região ficou sem luz. Agentes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) estiveram no local e avaliaram os estragos.

Apesar do risco, não havia bombeiros no local. Procurado pela produção da InterTV, o Corpo de Bombeiros informou que, assim que recebeu o chamado, fez a prevenção e a diluição do combustível.
Os motoristas que não conseguiram passar ficaram preocupados com a falta de informações e com a possibilidade de mais explosões.

“Desde 9h, todo mundo jogado aí, esperando solução, e não aparece solução”, disse um motorista que passava pela rodovia. Os motoristas que ficaram parados vinham da RJ-134, que liga São José do Vale do Rio Preto a Teresópolis.
A 1 km de distância do local da explosão e 10 minutos depois dela, um outro acidente aconteceu na saída de uma curva, na mesma rodovia. De acordo com a concessionária, o motorista teria perdido o controle depois da curva e bateu. O veículo ficou destruído, e o caminhoneiro Miguel Soares Moreno Neto, de 48 anos, morreu no acidente.

Fonte: G1

Três Córregos recebe equipe da Rádio Teresópolis


Foi lançado no último domingo, dia 6, o projeto Rádio Teresópolis nos bairros. O programa de estréia"Domingo Bom Demais" ,do comunicador Antônio Carlos,  foi transmitido ao vivo do Km71 da BR-116 em frente ao comércio do Sr. José do Rolo. Depois do programa a comunidade, que esteve presente na cabine da emissora fazendo reclamações e pedidos musicais, ofereceu à equipe da RT um  saboroso almoço. Participaram do lançamento desse projeto o diretor da emissora, Jose Carlos Pedra, e os repórteres Claucio Mizael, Luciano Cavalcanti, Sergio Pedra, Zeca Amorim,  Wilson Mendes e Pedro Felipe. O próximo bairro onde será realizada a segunda edição ainda está sendo pesquisado  pela direção da Rádio. 

Moradores pedem operação tapa buracos no bairro dos Pinheiros


Moradores dos bairros dos Pinheiros estão solicitando à Secretaria de Serviços Públicos uma operação tapa buracos para o trecho de rua que fica logo depois da escada que dá acesso a parte mais alta da comunidade. De acordo com a moradora Fabiane, se um conserto não for feito a viação Dedo de Deus poderá retirar o coletivo que serve ao bairro ,que por ficar num local de difícil acesso e íngreme, impede os moradores o acesso para suas casas à pé. A secretaria foi avisada da reclamação e ficou de mandar uma equipe para fazer os consertos necessários.



Marinha Mercante abre 210 vagas para curso de aquaviários



Remuneração durante o curso é de R$ 700.
Candidatos devem ter nível fundamental completo. Mais informações na aba superior " Concursos Públicos" em nosso blog.

Ressonância Móvel à partir de hoje na cidade


A partir da próxima segunda-feira, 7, até o dia 21 de junho, o equipamento de Ressonância Móvel do Governo do Estado estará estacionado na Praça Olímpica, no Centro, para o atendimento aos moradores de toda a Região Serrana. A parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde possibilitará a realização de, em média, 35 exames por dia. O agendamento está sendo feito na Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca. A previsão é de sejam feitos mais de mil exames durante o período.

 

“Graças ao bom relacionamento do Prefeito Arlei e da Secretaria de Saúde com o Governo do Estado conseguimos viabilizar a vinda da Ressonância Móvel para o município. Os pacientes que têm pedido de ressonância poderão realizar o exame em um aparelho de última geração. A experiência tem sido um sucesso por onde tem passado e a nossa expectativa é zerar a fila de espera por este tipo de procedimento no município”, frisou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

 

O Coordenador das Unidades Móveis de Imagens do Estado, Jorge Ataualpa, esteve em Teresópolis nesta sexta-feira, 4, para acompanhar a instalação do caminhão na praça. “É a segunda vez que o equipamento estará na Região Serrana, na primeira ficou em Petrópolis e agora Teresópolis foi escolhida para receber a Ressonância Móvel. A expectativa é de que sejam feitos mais de mil exames durante os 40 dias em que o atendimento será feito”, ressaltou.

 

Os exames devem ser agendados nas secretarias de saúde do município onde os pacientes moram. Em Teresópolis, o agendamento pode ser feito na sede da Secretaria de Saúde, no setor de Marcação de Exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Julio Rosa, 366, Tijuca. É necessário levar o pedido médico, identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS. 

 

Texto: Mara Lúcia

Fotos: Marco Esteves

moções apresentadas e aprovadas em plenário


Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis na noite de quinta feira, 03 de abril, foram discutidas e votadas diversas proposições de autoria dos Vereadores. Foi aprovado também um Voto do Pesar pelo falecimento da repórter policial e servidora pública Eliane Almeida, de autoria do Vereador Dr Carlão (PMDB), mas assinada por todos os Vereadores.
A seguir as moções apresentadas e aprovadas em plenário e seus respectivos autores.

Presidente Cleyton Valentim (PR)
Moção 255/ 12 – Solicita aos Correios a instalação de uma agência social de correspondência e banco postal no Meudon.

Dra. Cláudia (DEM)
Moção 257/12 - Solicita ao Governo do Estado a doação de hidrômetros para os moradores do bairro do Fischer.

Mandinho (PSD)
Moção 259/12 – Reivindica criação de linha circular de ônibus com o itinerário Estrada do Jacarandá – Várzea.
Moção 260/12 – Pede reforço no policiamento ostensivo na Rua Canários, no Caleme.
Moção 261/12 – Solicita recuperação da ponte de cimento armado localizada na Rua Filismino Gonçalves, no Caleme.

Marcelo Oliveira (PMN)
Moção 263/12 – Pede ao Executivo Municipal que interceda junto ao Governo Estadual para aumentar o efetivo do 30º Batalhão da PM e que o mesmo volte a funcionar como escola formadora de policiais militares.

Ademir Enfermeiro (PMDB)
Moção 265/12 – Solicita da Secretaria de Saúde a criação da carteira da saúde da mulher, que contribuiria para o controle da realização dos exames realizados ou que devem ser realizados.
Moção 266/12 – Solicita do Executivo que estude a viabilidade de instituir nas escolas municipais os pelotões do meio ambiente.
Moção 267/12 – Pede a criação do ônibus escolar da saúde.

Dr Carlão (PMDB)

Moção 271/12 – Pede a implantação do teste da orelhinha, o exame de audiometria, na rede municipal de saúde
Moção 272/12 – Solicita ao Governador a viabilidade da instalação de uma Delegacia do Idoso em Teresópolis.
Moção 273/12 – Solicita ao Governador a viabilidade de incluir Teresópolis entre os municípios que tiveram sua alíquota de ICMS reduzida de 19 para 12%, especialmente para motivar a instalação de empresas no Segundo Distrito.

Ângelo Gallo (PSD)

Moção 274/12 – Solicita obra de reforma da quadra de esportes da Escola Beatriz Silva, na Barra do Imbuí.
Moção 275/12 – Pede obra de iluminação pública para a Rua Almeida Júnior, no Golfe.
Moção 276/12 – Solicita curso noturno de alfabetização na escola de Cruzeiro, no Segundo Distrito.

Cláudio Mello (PT)

Moção 277/12 – Solicita colocação de corrimão na Travessa Manoel Castro, que liga duas ruas na comunidade do Jardim Pinheiros
Moção 278/12 – Reivindica a implantação de posto avançado da Guarda Municipal no 3º Distrito de Teresópolis.
Moção 279/12 – Solicita iluminação pública para a Rua João Góes, no bairro do Meudon



Fonte: Câmara Teresópolis

sábado, 5 de maio de 2012

Rádio Teresópolis nos bairros

Amanhã, à partir das 10 h,a Rádio Teresópolis AM 1510, dará início a um novo projeto ":A SUA RÀDIO NOS BAIRROS".






A direção da emissora atendendo a pedidos dos ouvintes vai começar pelo bairro de Três Córregos às margens da estrada Rio-Bahia, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal.


O programa de estréia nesse projeto será o "Domingo Bom Demais", com Antônio Carlos.
Estarão presentes a essa festa do rádio José Carlos Pedra, Pedro Felipe, Wilson Mendes, Cláucio Mizael, Luciano Cavalcante e o convidado mais especial: O ouvinte do 2° Distrito do Município.
Participe ligando para 2643-5555 . O interior vai bombar com o "Domingo Bom Demais". 


Até lá. Esperamos você.:)

Praça de Esportes Radicais sedia Campeonato de Skate





 Acontece neste domingo, dia 6, o I Campeonato Teresopolitano de Skate, das 10h às 18h, na Praça de Esportes Radicais Alpinista Alexandre de Oliveira (Rua Waldir Barbosa Moreira - Várzea), ao lado da Rodoviária. Organizada em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Teresópolis, a competição deverá reunir cerca de 100 participantes, que farão provas na modalidade street, praticada em pistas com obstáculos que simulam situações encontradas nas ruas, como corrimões, paredes inclinadas e escadarias. Haverá premiação para os primeiros colocados. A entrada é franca.

ITAGUAÍ RECEBERÁ ATENDIMENTO DE ÔNIBUS DO CONSUMIDOR DA ALERJ



O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), estará na próxima semana, entre segunda-feira (07/05) e sexta-feira (11/05), na Rua Doutor Curvelo Cavalcante, próximo ao calçadão, no Centro de Itaguaí, Região Metropolitana do Rio. O serviço móvel vai funcionar das 9h às 17h. Os casos que não puderem ser resolvidos no local, através do ônibus, serão enviados online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Campanha de arrecadação de donativos para desabrigados prossegue





 Neste sábado, 5, o Espaço Mulher, que funciona na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, promove, das 10h às 16h, uma oficina de cestaria. A atividade será gratuita e os interessados podem se inscrever no dia. Também terá continuidade a campanha para arrecadar donativos, materiais de limpeza e higiene pessoal, para os desabrigados das chuvas do dia 6 de abril. Duas caixas coletoras serão colocadas entre as tendas para estimular os visitantes a participar.

 
Dia das Mães
A programação especial continua no próximo final de semana, dias 12 e 13, quando a feira vai promover mais uma ação solidária com o objetivo de ajudar às famílias atingidas pelas chuvas. Serão exibidas duas sessões do Cinema na Praça com um filme em homenagem às mães, às 10h e às 14h, e a entrada será um produto de material de limpeza ou higiene pessoal. Além disso, no domingo, às 15h, serão sorteadas duas cestas com produtos artesanais para os clientes, que ao fazer suas compras, vão receber cupons para concorrer.

Espaço Mulher

A Praça Baltazar da Silveira recebe todo sábado e domingo, das 9h às 17h, a feira de artesanato Espaço Mulher. São 50 expositoras que oferecem produtos como materiais em tricô; crochê; arte francesa (quadros); caixas MDF, garrafas e vidros decorados e craquelados; artigos para cozinha (toalha de mesa, panos e cortinas decoradas), almofadas; e blusas pintadas à mão. O local também oferece tendas de alimentação com bolos, pastéis e sucos naturais, além de produtos orgânicos, como vinagre e compotas de pimenta e diversos sabores de geleia.

Texto: Mara Lúcia

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comissão técnica vai ajustar o plano de cargos dos servidores municipais



 Um grupo de servidores públicos foi recebido na Prefeitura na noite desta quinta-feira, 3, após passeata realizada pela categoria pedindo a rápida aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do funcionalismo municipal, isto por conta do limite de tempo previsto em ano eleitoral.

Durante o encontro, o Secretário Municipal de Governo, José Carlos Cunha, informou que o Prefeito Arlei não estava presente por conta de sua ida a Brasília, em busca de recursos para projetos de infraestrutura para o município. Na reunião, acompanhada pelos secretários de Administração, Carlos Tucunduva, e de Fazenda, Geraldo Carvalho, e pela Procuradora Geral, Rosilda Barbosa, o grupo foi informado também que, por determinação do Prefeito Arlei, foi criada uma comissão técnica para ajustamento do PCCS.

Composta por representantes da Procuradoria e das secretarias municipais de Administração, Planejamento, Fazenda, Controle Interno, Educação e de Saúde, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (Tereprev), todos funcionários municipais de carreira, a comissão técnica terá sua primeira reunião marcada assim que sua criação for publicada em Diário Oficial.

Elaborado e à disposição do funcionalismo público desde outubro do ano passado para consulta, na sede do SindPMT, o PCCS prevê a redução da defasagem salarial, a evolução funcional e o reenquadramento de funções, além de cursos de qualificação dos servidores, entre outros benefícios. O objetivo do plano é possibilitar a valorização dos funcionários e criar mecanismos que permitam ao servidor receber um salário compatível com o trabalho que desempenha. Depois que for adequado à realidade orçamentária da Prefeitura, o plano será enviado para votação e aprovação na Câmara Municipal.

Durante o encontro, o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, lembrou que desde que assumiu a Prefeitura, em agosto de 2011, o Prefeito Arlei procura atender as demandas do funcionalismo municipal, dentro das limitações orçamentárias. Demonstrando respeito pela categoria, e apesar do déficit de R$ 30 milhões encontrado nos cofres públicos, o Prefeito liberou o 13º e o 14º salários integrais, em dezembro do ano passado, e vem pagando os salários dentro do mês trabalhado. Também aumentou o valor do vale-alimentação de R$ 50 para R$ 100, bem como concedeu dois reajustes salariais de 7%, em janeiro relativo a 2011, e em abril, relativo a 2012, e manteve o abono salarial de R$ 150. “O Prefeito Arlei está do lado do funcionalismo e atento às suas solicitações. Tanto que já nomeou a comissão técnica para ajustar o plano de cargos”, Cunha destacou.

Servidora municipal há 28 anos, a presidente do SindPMT, Andréa Pacheco, avaliou positivamente o encontro. “Como representante da categoria fiquei satisfeita, porque estávamos vendo o plano ir para a gaveta e agora já foi montada uma equipe técnica. Hoje o servidor público não tem progressão na carreira, e o plano vem trazendo qualificações e especificações para cada profissão. Isso vai fazer com que o funcionário se dedique mais, se profissionalize e possa ter um salário melhor. Essa é a função do plano de cargos”, avaliou.

Para a Procuradora Geral, Rosilda Barbosa, funcionária municipal aposentada, desde que assumiu a Administração Municipal o Prefeito Arlei tem como um de seus compromissos prioritários a valorização dos servidores. “Inclusive era do interesse dele participar desta reunião. Quando concedeu o reajuste salarial, era ideia do Prefeito que fosse incorporado o abono de R$ 150, mas após estudos percebemos que a incorporação não seria vantajosa, devido à defasagem salarial ao longo dos anos. Mas o plano de cargos é compromisso do Prefeito com a categoria e o Sindicato para reforçar essa luta antiga do funcionalismo”, esclareceu a Procuradora.

O Secretário de Administração, Carlos Tucunduva, garantiu que a finalização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários só depende do trabalho de revisão da comissão técnica, visto que o documento já está pronto. “A comissão é formada por funcionários públicos prestes a se aposentar e que têm o maior interesse na aprovação desse plano. Não vamos medir esforços para que todas as reuniões da comissão sejam marcadas com a maior brevidade possível”, concluiu.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida