quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Procon Estadual autua Infraero pela falta de ar condicionado no Aeroporto Santos Dumont


site_1450901200.98.jpg


A Infraero foi autuada, nesta quarta-feira (23/12), pelo Procon Estadual, durante a Operação Comandante Zoroastro, que hoje fiscalizou o Aeroporto Santos Dumont. Os fiscais constataram que não havia ar condicionado na área de desembarque em um dia que a temperatura máxima na cidade do Rio chegou aos 37°C. Funcionários do aeroporto relataram aos fiscais que um grupo de idosos passou mal na última terça-feira (22/12) devido ao intenso calor.

Ao todo, foram 28 estabelecimentos vistoriados no local e 13 deles foram autuados. Na lanchonete Rei do Mate foram encontrados 4kg e 500g de salsicha vencida. O Espaço Cultural Santos Dumont e a sorveteria Bacio di Latte não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Os responsáveis por estes dois estabelecimentos argumentaram que, como as lojas ficam dentro do aeroporto, uma autorização da Infraero seria suficiente para liberar o funcionamento das mesmas. A explicação não foi aceita pela fiscalização e as lojas foram autuadas. O Procon Estadual vai checar com a Infraero se a autorização do órgão federal é mesmo suficiente.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Santos Dumont Conveniência,farmácia Airfarma,quiosque It Beach,Aqualung, 14 bis (restaurante), Nação Rubro-Negra, Dufry Sport, Pátio,Aerogurt, Tabacaria Santos Dumont e Fornera Pizzaria, além dos balcões das empresas aéreas TAM,Avianca,Gol eAzul. O objetivo da operação, que começou na última segunda-feira (21/12), é checar as condições dos aeroportos do Rio para receber quem estava chegando ou saindo para as festas de fim de ano. Ao todo, 30 lojas foram autuadas e uma interditada. Também foi determinado o isolamento de quatro escadas rolantes do terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em virtude do grande vão entre a escada e o guarda-corpo, o que pode causar acidentes.

O nome da operação é uma referência ao ex-comandante da Varig Zoroastro Ferreira Lima Filho, que se tornou um símbolo da luta dos aposentados da companhia aérea para receber os benefícios de seu fundo de previdência, o Aerus.

Balanço da Operação Comandante Zoroastro:

1 - Rei do Mate: 4kg e 500g de salsicha vencida.

2 - Bob's: Um barril de 50 litros de chope claro, vencido e conectado à chopeira, restando 5 litros.Reclamação no Livro de Reclamações com data de 20/10/2015 não entregue ao Procon no prazo de 30 dias.

3 - Frango Assado/Café Boulevard/Batata Inglesa: Ausência do certificado do Corpo de Bombeirose do alvará de funcionamento. Foram apresentados protocolos aos fiscais mostrando que houve uma fiscalização recente da prefeitura. Diante disso, os fiscais deram um prazo de cinco dias para a apresentação do alvará e do certificado dos bombeiros.

4 - Correios: Ausência do Livro de Reclamações.

5 - Kopenhagen: Os fiscais encontraram uma reclamação no Livro de Reclamações não enviada ao Procon.

6 - Quem Disse, Berenice?:Ausência de autenticação no Livro de Reclamações. Reclamação no livro com data de 02/11/2015 não enviada no prazo de 30 dias.

7 - Richards: Ausência do Livro de Reclamações.

8 - LGA Lanchonete e Café: Ausências do Livro de Reclamaçõe se do cartaz 151, esta última regularizada no ato da fiscalização.

9 - Espaço Cultural Santos Dumont: Ausências depreços nas mercadorias,do Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151, do alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros. Foi apresentada uma declaração da Infraero autorizando a utilização do local pela empresa.

10 - Bacio di Latte sorvetes: Ausências do Livro de Reclamações, do cartaz do 151, do preço da água, do alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação dos dois últimos documentos.

11 - Laselva Revistas: Ausência de preços nos produtos expostos.

12 - Danty Mix: Ausência de preços nos produtos expostos.

13 -Infraero: Não existe ar condicionado na área de desembarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário