segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Novos uniformes do Comando de Polícia ambiental garantem maior segurança aos militares


800 fardas camufladas foram entregues hoje pela Secretaria do Ambiente ao CPAm

Ascom SEA/Inea

O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) recebeu nesta segunda-feira (29/2), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), a doação de 800 uniformes camuflados para o combate à crimes ambientais. O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, fez a entrega das novas fardas, adequadas ao ambiente de floresta, no Quartel-General da Polícia Militar (PM), no Centro do Rio.

Ao lado do comandante geral da PM, coronel Edison Duarte dos Santos Júnior, o secretário André Corrêa enfatizou a importância do trabalho realizado pelo CPAm e GAM (Grupamento Aero Móvel) para a preservação da Mata Atlântica no Estado do Rio: 

“Há uns 15 anos, o Estado do Rio de Janeiro era campeão nacional de degradação e, após uma série de ações de fiscalização, hoje somos a unidade da federação que menos desmata. Ainda temos 30% de áreas remanescentes de Mata Atlântica, precisamos avançar, mas hoje somos destaque dentro do país. Quero ressaltar que criamos uma nova diretoria de Fiscalização no Inea, que será comandada pelo coronel Carmo e unida com o CPAm e as UPAms (Unidades de Policiamento Ambiental), assim teremos mais resultados”, afirmou o secretário André Corrêa. 

Presente na solenidade, o comandante do CPAm, coronel André Luís Araújo Vidal, explicou a importância da mudança de padronagem dos uniformes:

“Aquele uniforme policial cinza trazia muita dificuldade para nosso trabalho. Dificuldade porque a gente precisava passar a noite na selva e às vezes tínhamos que passar por muito espinho, além disso, a própria camuflagem facilita nosso trabalho no terreno. Quando se fazia uma abordagem ela era vista como de caráter policial e não como uma apuração de crimes ambientais. Esse uniforme vai trazer uma mobilidade para andar no terreno, uma proteção para o policial e o reconhecimento dele como polícia ambiental. Foi uma conquista muito importante, marcando uma nova fase”, declarou o comandante do CPAm. 

Ao final da cerimônia, o secretário André Corrêa anunciou a criação de uma nova Diretoria de Fiscalização para integrar a inteligência do Inea com o CPAm, além de mecanismos de patrulhamento:

“Além das fardas, também trabalhamos para em breve conseguirmos oito botes e uma nova sede para o Comando. A nova sede, que deverá ficar na Prefeitura do Rio, será fundamental para integrarmos a inteligência do Inea com o Comando de Polícia Ambiental. Juntos, teremos mais braços, conhecimento e celeridade nas ações e isso certamente trará bons resultados”, disse o secretário Corrêa. 

O CPAm mantém Unidades de Policiamento Ambiental (Upam) em UCs (Unidades de Conservação) administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), coibindo irregularidades que vão desde o desmatamento à caça, além de apoiar as ações de fiscalização realizadas pelo Inea. O Comando Ambiental desempenha suas atividades de preservação ambiental junto com diversos órgãos federais e estaduais, além das secretarias de meio ambiente dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário