quarta-feira, 23 de março de 2016

ARTESÃOS SÃO CADASTRADOS NA PREFEITURA E TERÃO APOIO ESTADUAL






Qualificação, créditos especiais e participação gratuita em feiras

 O evento foi promovido pelo Governo de Teresópolis e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), na terça-feira, 22, no teatro da PMT.



Artesanato com identidade regional 

De acordo com a coordenadora do programa de artesanato, Nea Mariozz, a iniciativa será levada a todos os 92 municípios do Estado do Rio: 

- Já percorremos 19 cidades, totalizando o cadastramento de cerca de 2 mil artesãos e a planejamento é passar por todos os municípios até o final deste ano. Buscamos traçar o perfil de cada lugar, região, com o objetivo de explorarmos da melhor maneira o potencial de cada cidade em relação à matéria-prima e aos talentos de cada artesão, com a finalidade de que sejam confeccionados produtos diferenciados e com valor agregado.
Nea Mariozz também falou sobre a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) durante o evento. A Agência presta serviços de fomento ao microcrédito para pequenos agricultores, artesãos e microempreendedores locais com taxas de 0,25% ao mês.   

A Analista Técnica do Sebrae/RJ em Teresópolis, Tassia Rosa, falou sobre a saída da informalidade:  

- Estamos aqui para conversar com os artesãos sobre as vantagens de se tornar microempreendedor individual. A pessoa passa da categoria de autônomo para MEI, podendo vender seus produtos, emitir nota fiscal, entre outros benefícios. Além disso, vamos promover oficinas de capacitação para o setor.

O Sebrae funciona em sala no Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas, antigo Fórum, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h. Os telefones para informações são (21) 2643-5484 e 2643-4979.

Artesã há 50 anos, Maria de Oliveira Medeiros vê a iniciativa de forma positiva.

- Nós precisamos desse apoio. O programa vai ajudar a divulgar o nosso trabalho e isso é muito bom porque para muitos artesãos o dinheiro da venda dos produtos complementa a renda em casa.

Fotos: Ascom/PMT


Nenhum comentário:

Postar um comentário