terça-feira, 22 de março de 2016

Procon Estadual interdita uma pastelaria no Rio Comprido e outra na Baixada


20160322_125018edt2_1458674368.32.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, em conjunto com o Ministério do Trabalho e a Polícia Federal, realizaram, nesta terça-feira (22/03), uma nova ação da Operação Yulin, que fiscalizou pastelarias do Rio e da Baixada Fluminense. Das seis pastelarias vistoriadas, duas foram interditadas pela autarquia. Em todas elas haviam irregularidades.

Um dos estabelecimentos interditados pelo Procon-RJ foi a Pastelaria Dong, localizada na Rua da Estrela, 109, no Rio Comprido. Os fiscais encontraram quatro botijões de gás em estoque e um em uso. Mas não havia certificado do Corpo de Bombeiros que autorizasse o uso deles. Por isso, a saída de gás foi interditada e os fisicais determinaram a retirada imediata dos botijões. Havia gatos na cozinha. A área tinha ração espalhada no chão, além de acúmulo de gordura e de pelo de gato. A geladeira não possuía porta. As janelas estavam sem tela eestavam expostos a insetoscerca de 30kg de alimentos, entre massa de coxinha, macarrão instantâneo e frango desfiado. A comida estava acondicionada em panelas que estavam em contato direto com o chão.Outros 12kg de alimentos, entre peixes e carnes, estavam sem especificação de seu prazo de validade. Cerca de 45 litros de refresco foram descartados, pois o filtro de água não possuía data de troca e não havia certificado de potabilidade da água.

O outro estabelecimento interditado pela autarquia foi a Vitória Zhang Pastelaria, localizada na Av. José Mariano dos Passos, 170, em Belford Roxo. Não foram apresentados aos fiscais o alvaráde funcionamento,o Livro de Reclamações,nem os certificados do Corpo de Bombeiros, da potabilidade da água e de dedetização. Um botijão de gásfoi encontrado engatado, no uso. Como isso não é autorizado pelo Corpo de Bombeiros, sua retirada foi determinada, sob pena de crime de desobediência, caso não acatassem a ordem. Lá também havia cerca de 2kg de produtosque estavam armazenados no chãosem especificação de seu vencimento.

Em Nova Iguaçu, a Pastelaria Tan Qing Hong, localizada na Rua Cameron, 16, em Miguel Couto, foi autuada por armazenagem de produtos sem especificação da data de seu vencimento e de cinco botijões de gás na área interna, mesmo com o Laudo de Exigências proibindo sua utilização. Foi determinada a retirada imediata dos botijões e o bico de gás da cozinha foi interditado. Os agentes encontraram frango armazenado em contato direto com o chão e descongelando sob o sol.

Balanço da Operação Yulin:

1 - Lanchonete Ming do Estácio (Haddock Lobo, 13): Produtos vencidos: 1kg de carré suíno; 2 kg de carne moída e 1kg e 500g de quibe. Produto sem especificação: 600 g de frango desfiado; 350 g de trigo para quibe; 2kg e 500g de carnes e 30 litros de refresco. Produto com etiqueta rasgada na data de validade: 1kg e 130g de carne. Filtro de água sem informação da etiqueta de troca.Encontrado botijões de gás, um engatado. Determinada a retirada imediata. Havia 500 g de muçarela mal armazenada, em contato com saco plástico que enrolava uma massa de pastel. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

2 - Pastelaria e Caldo de Cana (Rua Rocha Carvalho, 1253 - Belford Roxo): Produtos sem especificação: 900g de requeijão;500g de carne moída temperada, com garfo dentro. Havia quatro botijões de gás na cozinha. Determinada a retirada imediata, sob pena de crime de desobediência. Lixeiras sem tampa na área da cozinha e produtos armazenados em contato direto com o chão. Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 - Pastelaria Tan Qing Hong (Rua Cameron, 16 - Miguel Couto - Nova Iguaçu): Produtos sem especificação: 1kg de queijo;1k de presunto. Quatro botijões de gás no piso superior e 01 na cozinha. Determinada a retirada imediata. Bico de gás da cozinha interditado ante a proibição de botijão na área interna, segundo o Laudo de Exigências. Frango armazenado em contato direto com o chão e descongelando no sol.

4 - Pastelaria Dong (Rua Estrela, 109 - Rio Comprido): Cinco botijões de gás, sendo um deles conectado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Saída de gás para botijão interditada.Determinada retirada imediata dos botijões. Gatos na cozinha. Geladeira sem porta. Havia 5kg de massa de coxinha; 20kg de frango desfiado, acondicionado em panela em contato direto com o chão e 6kg de macarrão instantâneo, todos expostos a insetos.Sem especificação: 5kg de carré sem especificação;1kg e 500g de camarão;1kg e 500g de aipim com carne seca; 1kg e 500g de peixe; 700g de salsicha; 500g de hambúrguer;1kg e 500g de carne moída. Janelas sem tela. Filtro sem data de troca. Ausência de potabilidade da água. Por esses motivos, 45 litros de refresco foram descartados.Ausência do Livro de Reclamações. Muito acúmulo de gordura na cozinha e pelos de gatos. Estabelecimento interditado.

5 – Flor do Sinal (Rua Benjamin Pinto Dias, 1747 – Belford Roxo): Ausência do certificado de potabilidade da água. Havia três botijões de gás, um deles conectado, determinada a retirada imediata sob pena de crime de desobediência.

6 - Vitória Zhang Pastelaria(Av. José Mariano dos Passos, 1700- Belford Roxo): Ausência de alvaráde funcionamento. Ausência de certificado de Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de Livro de Reclamações. Um botijão de gás engatado - determinada retirada imediata sob pena de desobediência. Produtos sem especificação: 1kg de massa e 400 gramas de requeijão que estavam no chão. Local interditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário