domingo, 20 de março de 2016

HEMORIO REALIZA A CAMPANHA UNIVERSITÁRIO SANGUE BOM


 » Ascom da Secretaria de Saúde
Iniciativa leva coleta itinerante a faculdades do Rio de Janeiro

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, e a Agência Campi promovem a 9ª edição da campanha Universitário Sangue Bom. A ação, iniciada na semana passada, levará coleta de sangue itinerante para faculdades do Rio de Janeiro até o dia 30 deste mês.

Após oito edições, que coletaram mais de 6,5 mil bolsas de sangue, ajudando a salvar cerca de 25 mil vidas, a expectativa para este semestre é alcançar 750 doações ao longo da campanha, que passará por faculdades das zona Sul, Norte e Oeste do Rio; e nos municípios de Belford Roxo e Seropédica, na Baixada Fluminense.

– Nesta edição, algumas universidades e regiões da cidade que não participaram anteriormente entraram no circuito de coletas e, assim, mais jovens terão a oportunidade de doar – afirmou Caio Barreto, sócio da Agência Campi, empresa idealizadora do projeto.


Com o mote “Espalhe o Amor”, a Universitário Sangue Bom já tem forte presença nas faculdades e nas redes sociais. Para Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.


– Os universitários são extremamente solidários e se mostraram importantes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha e o fortalecimento da cultura de doação de sangue – explicou o diretor-geral. 
Durante a campanha, o Instituto Masan promoverá ações para entretenimento e diversão dos jovens.

 

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.


Jovens entre 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site hemorio.rj.gov.br e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável.


Sobre o Hemorio


O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).


A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 25 postos de coleta distribuídos no Estado.


Confira a programação:


  • 21/3 – Unicarioca Rio Comprido – 9h às 14h
     
  • 22/3 – Unigranrio Barra – 10h às 15h
     
  • 23/3 – FACHA Botafogo – 9h às 14h
     
  • 24/3 – UFRRJ Seropédica – 10h às 15h
     
  • 28/3 – UNIABEU (Belford Roxo) – 10h às 15h
     
  • 29/3 – FACHA Méier – 9h às 14h
     
  • 30/3 – PUC Rio – 9h às 14h

Todas as informações sobre o movimento estão disponíveis no site oficialwww.universitariosanguebom.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário