Equipes estarão de plantão com atendimento trilíngue na Rodoviária Novo Rio, Aeroportos e no Porto do Rio
Com
a proximidade do início da Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de
Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon
Estadual, preparou uma cartilha com orientações sobre o funcionamento
dos táxis no Rio de Janeiro e os direitos dos usuários do serviço. Foram
impressos 50 mil exemplares da cartilha, dos quais 10 mil estão
escritos em inglês e 10 mil em espanhol, visando aos turistas
estrangeiros que virão ao Rio para a Copa.
Com
a cartilha, os torcedores estrangeiros poderão se prevenir de práticas
irregularidades como, por exemplo, corrida executada sem taxímetro (a
corrida no tiro), fato muito comum na saída de aeroportos. As
cartilhas começarão a ser distribuídas pelos funcionários do Procon
Estadual a partir da próxima sexta-feira (06/06), quando a Seprocon dará
início ao esquema especial preparado para atendimento dos consumidores
na Copa do Mundo.
Profissionais
do órgão atenderão às denúncias e reclamações, além de tirar dívidas
sobre relação de consumo, na Rodoviária Novo Rio, no Porto do Rio de
Janeiro e nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont. As equipes
contarão com profissionais bilíngues, capacitados para falar com os
turistas em inglês e/ou espanhol.
Nos
aeroportos e na Rodoviária Nova Rio, os servidores do Procon Estadual
estarão uniformizados atendendo à população nos dias de jogos da Copa
(de 12 de junho a 13 de julho). No Porto do Rio, os funcionários estarão
a postos nos dias com previsão de atracação de navios de passageiros
(de 06 de junho a 15 de julho). Nos dias que a equipe estiver em ação,
os profissionais do Procon Estadual atenderão das 7 às 22h.
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