segunda-feira, 2 de junho de 2014

Teresópolis participa de Assembleia Extraordinária do CONLESTE


  A Prefeitura de Teresópolis participou na última sexta-feira, 28, da Assembléia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), em São Gonçalo.  Os 15 municípios que integram o CONLESTE discutiram assuntos como Segurança Pública, Petrobras (Royalty), Parcerias Público Privadas (PPP) para a construção de Hospital, andamento da construção do Arco Metropolitano, entre outros temas.
  Durante o discurso, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, destacou que a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) será uma importante ferramenta de desenvolvimento para os municípios do CONLESTE. No entanto, o prefeito afirmou que é necessário tomar cuidado com o aumento populacional expressivo e desordenado, que afeta a questão de segurança pública na região.
  A mesa foi composta pelo subchefe de assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici e pelos prefeitos de Niterói, Rodrigo Neves; de Itaboraí, Helíl Cardozo; de Magé, Nestor Vidal; de Rio Bonito, Solange Almeida; de Cachoeira de Macacu, Sica Machado; de Tanguá, Válber, além de representantes municipais, como o subsecretário municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho, representando o prefeito Arlei; o secretário de Governo de Saquarema, Fernando Vignoli Reis; e o vice-prefeito de Silva Jardim, Sebastião Rocha.

Durante a reunião, o subsecretário Leandro Coutinho, ressaltou a importância do agendamento de uma reunião com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, para solicitar o cumprimento do cronograma da aplicação dos recursos de compensações ambientas na área de influência do complexo petroquímico de Itaboraí.

O subchefe de assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, ressaltou a importância da participação de todos os municípios do CONLESTE. "O nosso trabalho é ampliar a relação entre os municípios e o Governo Federal", afirmou o subchefe.
  O Conleste é uma associação de municípios criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Fazem parte deste consórcio os municípios de Itaboraí, Araruama, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de junho, em Guapimirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário