quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estado comemora os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor


20150923_110326EDT2_1443040805.04.jpg
Cerca de 150 alunos do Ciep Ayrton Senna, em São Conrado, tiveram, nesta quarta-feira (23/09), a oportunidade de conhecer melhor os seus direitos como consumidores. Eles participaram de um evento organizado pelo governo do estado para comemorar os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, com a presença da secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos; do secretário de Estado de Educação, Antônio Neto; e do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.
Os alunos receberam o Guia do Jovem Consumidor, que traz respostas às perguntas mais comuns feitas ao Procon Estadual por pessoas entre 18 e 26 anos. O guia explica, por exemplo, como funciona o direito à meia-entrada em estabelecimentos de lazer e entretenimento, dicas para compras feitas pela internet e como agir caso um produto seja entregue com defeito ou faltando alguma peça.
Também foram entregues versões do Código de Defesa do Consumidor em inglês e em espanhol para escolas bilíngues da rede estadual. Representando a escola bilíngue português-inglês Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, o diretor regional pedagógico da Regional 6, Leonardo Trotta, recebeu os códigos em inglês. Já Cristiane Rocha, diretora da escola bilíngue português-espanhol João Cabral de Melo Neto, no Méier, recebeu os códigos em espanhol.
"A relação de consumo é mais velha do que andar pra frente. O Código de Defesa do Consumidor é um instrumento importantíssimo na defesa da cidadania. Da hora em que você acorda até a hora em que você dorme, você está consumindo. É a pasta de dente, é a escova, é o papel higiênico, é o leite, é a condução, é o material escolar, tudo", afirmou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
Responsável pelo projeto de Educação Financeira no Ciep Ayrton Senna, unidade dirigida pelo professor Rafael Chaves, a professora Laura Coutinho elogiou a inciativa de levar o Código de Defesa do Consumidor até os estudantes. "É muito importante, dá suporte ao nosso trabalho de ensinar o consumo consciente aos alunos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário