segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Procon Estadual encontra no Rock In Rio problemas semelhantes aos da última edição do festival



Os fiscais do Procon Estadual, ligado a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, estão circulando pela Cidade do Rock durante o o Rock In Rio, para fiscalizar o comércio e o funcionamento do evento. Também estão atendendo ao público presente aos show, apurando as denúncias e reclamações diretamente ligadas ao Código de Defesa do Consumidor. É a Operação Tremendão, cujo destaque neste primeiro fim de semana do festival ficou para banheiro interditado e problemas de atendimento nas lanchonetes do Bob's - os mesmos problemas encontrados pelos fiscais do Procon Estadual no primeiro final de semana da edição passada do Rock In Rio, em 2013.

Logo na sexta-feira (18/09), os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino, próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram sua limpeza e o conserto pela equipe do evento. Também na sexta-feira, uma queda de energia elétrica fez com que, durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob's parassem de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador. A organização do festival foi autuada pelas duas irregularidades.

No sábado (19/09), a organização do Rock In Rio foi novamente autuada. Grandes poças d'água se formaram entre a área VIP e o Palco Sunset. Uma área precisou ser isolada do público para evitar acidentes. A área só foi liberada após toda a água acumulada ter sido retirada. A organização do festival não conseguiu identificar o motivo da formação das poças d'água, que não paravam de crescer. Ela se comprometeu a deixar membros de sua equipe de prontidão para evitar que a água voltasse a acumular no local. Os fiscais também identificaram que os bebedores localizados entre o Palco Sunset e a área VIP não possuíam água, o que gerou outra autuação para o festival.

A rede de lanchonetes Bob's foi autuada no sábado porque, em suas quatro filiais montadas no Rock In Rio, não havia filas para consumidores preferenciais (idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais). Após a autuação as filiais passaram a identificar os caixas para esta parcela do público.Também foram autuadas pelo Procon Estadual, na sexta-feira, o Domino's Pizza, o Mercadinho Carioca, Stam e a Loja de produtos oficiais do Rock In Rio. Essas três últimas devido a ausência de um exemplar autenticado do Livro de Reclamações. Na Domino's Pizza, pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem.

Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.

No sábado, além da rede de lanchonetes Bob's e a organização do festival, também foi autuado a filial do Rock Club por não haver informações indicando que os produtos expostos só podem ser vendidos para clientes do cartão da empresa. No domingo apenas um estabelecimento foi autuado: a Symbol Fast, por não apresentar o Livro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades pelos fiscais nos seguintes estabelecimentos vistoriados: Botequim Informal, Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques),La Fruteria, Pólis Sucos, Batata no Cone, Forno de Minas, Mimi Lanches, Rede, Geneal, Vira Lata, Lojas Americanas, Leader, Piraquê, Submarino, Tabacaria, Taco , Spoleto, Pastel do Carioca, Benkei, Mr. Chency, La Calaca, Uno Due, Chilli Beans, Heineken, Yalla e Hot Tender.

A Operação Tremendão vai prosseguir na próxima quinta-feira (24/09) e durante todos os dias de Rock in Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário