quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeito Márcio Catão participa de encontro sobre paralisação dos municípios

Prefeito Márcio Catão destaca que a união dos prefeitos da região é fundamental para a busca de soluções para as dificuldades que os municípios enfrentam


Prefeito Márcio Catão participa de encontro
sobre paralisação dos municípios

 O prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, participou nesta quinta, 24, de encontro em Nova Friburgo sobre a paralisação dos serviços públicos em vários municípios. Trata-se de protesto, marcado para a próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, contra o estrangulamento econômico a que as cidades brasileiras estão sendo submetidas.

O manifesto é liderado pela Aemerj (Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro) com o objetivo de alertar a população sobre as consequências da atual crise econômica no país, a fim de sensibilizar o Governo Federal para que busque solução imediata para tão grave problema.

Além do anfitrião Rogério Cabral (Nova Friburgo), que é vice-presidente da Aemerj, e de Márcio Catão (Teresópolis), marcaram presença os prefeitos Clementino da Conceição (Santa Maria Madalena), Paulo Barros (Bom Jardim), Carlos Gomes (Trajano de Moraes), Cesar Ladeira (Carmo), Leandro Monteiro (Cordeiro) e o secretário de Saúde, Rodrigo Romito, representando Félix Lemgruber (Macuco).

O prefeito Márcio Catão pontuou que em Teresópolis os servidores já se encontram em greve desde a última quinta-feira, dia 7, mas apoia a iniciativa e irá somar forças juntamente com os demais prefeitos envolvidos no movimento.

“Teresópolis já vive um momento bastante complicado, com paralisação de diversos setores que prestam serviços públicos e estamos adotando diversas medidas para tentar resolver os problemas que a cidade enfrenta. A queda significativa na arrecadação tem prejudicado o andamento dos trabalhos em vários municípios e essa união dos prefeitos da região é fundamental para que possamos buscar soluções para tais dificuldades”.

A Aemerj agendou ida a Brasília na próxima terça-feira, dia 29, para buscar audiência com ministros e com a presidente Dilma Rousseff.

Queda nos repasses

A redução e o atraso no repasse de recursos aos Estados e Municípios, bem como a queda na arrecadação, vêm causando transtornos a várias prefeituras no Brasil, inclusive em Teresópolis. Atraso no pagamento de servidores públicos, fornecedores e prestadores de serviços são alguns dos problemas enfrentados atualmente.

Por conta desse cenário econômico, a Prefeitura de Teresópolis vem adotando medidas para contenção de despesas na administração pública municipal. As ações administrativas incluem a reavaliação dos contratos firmados pelo Município. O enxugamento do número de cargos comissionados para adequar a folha de pagamento à realidade econômica é outra iniciativa adotada. Outra atitude tomada foi a redução do número de secretários municipais e de subsecretários. Com a reestruturação administrativa, algumas secretarias passaram a ter gestão interina, ou seja, não há recebimento de salário pela coordenação destas pastas.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário