sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeitura conclui folha de pagamento e servidores municipais encerram greve



 A Prefeitura depositou no final desta sexta-feira, dia 25, os proventos e pensões relativos ao mês de agosto dos aposentados e pensionistas do Tereprev, instituto de previdência do Município. Os valores estarão disponíveis para saque neste sábado, dia 26. Com isso, seguindo deliberação de assembleia, o SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) anunciou o fim da greve da categoria.

Na manhã desta sexta-feira, 25, o prefeito Márcio Catão recebeu o comando de greve dos servidores municipais, acompanhado do Procurador Geral, Daniel Felipe dos Santos, e dos secretários municipais Jucimar André Secchin (Administração), Yára Medeiros (Controle Interno) e Tania Reis (Fazenda). O grupo buscou esclarecimentos sobre a realidade econômica vivida pelo município e as medidas que vêm sendo tomadas para amenizar a crise.

“Somos solidários à causa do funcionalismo. Estamos fazendo um esforço sobre-humano e buscando soluções legais na tentativa de resolver a grave situação instalada no município. Nosso compromisso é priorizar o pagamento dos salários dos servidores, de acordo com a arrecadação municipal”, pontuou o prefeito, após responder vários questionamentos.

Coordenado por Andrea Pacheco, presidente do SindPMT, e contanto com outros onze integrantes, o comando de greve apresentou uma relação de 32 perguntas ao prefeito e equipe. São questões relacionadas principalmente ao atraso do pagamento dos salários do funcionalismo municipal, repasses institucionais, precatórios, receitas e despesas mensais do Município.

As informações solicitadas serão encaminhadas formalmente ao grupo para serem apresentadas na assembleia geral marcada para segunda-feira, dia 28. A categoria estava em greve desde o dia 17 de setembro.

“Foi um encontro muito produtivo. O momento é caótico por causa de irresponsabilidade de governos passados e que nos trouxeram grandes prejuízos. O prefeito mostra boa vontade e pediu a colaboração de todo servidor público para superar esse momento de crise. Servidor não gosta de greve. Vamos encontrar soluções, juntos”, disse Andrea Pacheco.

Além da presidente do sindicato, acompanharam a reunião os servidores Gil Wellington, Jurandyr Pullig, José Paulo Cruz, Francisco de Assis Lopes, Cremil de Souza, Amarilis Furtado, Fátima Trancoso, Carlos André dos Santos, Fábio de Oliveira, Antonio Marcos de Oliveira e Kátia Borges.

Crise
Desde o início do ano os municípios vêm sendo afetados pelo estrangulamento econômico que afeta todo o país, resultado da redução e o atraso no repasse de recursos federais e estaduais e da queda na arrecadação.

Por conta desse cenário, a Prefeitura de Teresópolis vem adotando medidas para contenção de despesas na administração pública municipal. As ações administrativas incluem a reavaliação dos contratos firmados pelo Município. O enxugamento do número de cargos comissionados para adequar a folha de pagamento à realidade econômica é outra iniciativa adotada. Outra atitude tomada foi a redução do número de secretários municipais e de subsecretários. Com a reestruturação administrativa, algumas secretarias passaram a ter gestão interina, ou seja, não há recebimento de salário pela coordenação destas pastas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário