terça-feira, 22 de setembro de 2015

SÁUDE E SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM FOCO


           

O Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sinpospetro/RJ) promove nesta sexta-feira (25/9) um seminário para encerrar a Campanha Estadual de Segurança e Saúde do Trabalhador de Postos de Combustíveis. Apoiado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) - por meio do seu Programa Trabalho Seguro -, o evento será realizado no auditório do 4º andar do Prédio-Sede do Regional fluminense (Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro), das8h30 às 15h30.
No seminário, especialistas de instituições renomadas, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vão abordar diversos temas relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores de postos de combustíveis, tais como exposição ao benzeno, aposentadoria especial, ações de vigilância em saúde, trabalho decente, entre outros. Não é necessário inscrição prévia para participar. 
Apoiam o evento, além do TRT/RJ, o Ministério Público do Trabalho, a Fundacentro, a Fiocruz, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional.
Para acessar a programação completa, clique aqui.
SOBRE A CAMPANHA 
Ao longo desta semana, trabalhadores dos postos de combustíveis do Estado do Rio de Janeiro estão recebendo orientações sobre prevenção de doenças e acidentes. No primeiro dia da Campanha Estadual de Segurança e Saúde do Trabalhador de Postos de Combustíveis, pesquisadores da Fiocruz fizeram coleta de material biológico dos funcionários de um posto na zona sul do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo analisar o nível de intoxicação dos trabalhadores por produtos químicos e inflamáveis. 
A campanha engloba, ainda, a visita de agentes de saúde, fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e representantes do Sindicato a postos de combustíveis. Eles estão distribuindo cartilhas explicativas que retratam o dia a dia dos frentistas e as situações de risco no ambiente de trabalho. Também vão afixar, em local visível no posto, cartazes com informações sobre o risco de abastecer após ser acionada a trava automática de segurança da bomba. Os motoristas também estão sendo contemplados pela campanha, recebendo fôlderes com dados sobre o risco do benzeno para a saúde de todos.
Segundo o presidente do Sinpospetro/RJ, Eusébio Pinto Neto, o trabalhador sem treinamento para lidar com produtos como a gasolina, que contém benzeno, sofre mais risco de contaminação tóxica. Ele diz que é preciso construir um diálogo permanente com a categoria para avançar nas questões que englobam direitos e o cumprimento das leis estaduais que protegem o empregado do posto de combustível contra acidentes e danos à saúde. "Só pela fiscalização não conseguimos resolver o problema, então precisamos reverter esse quadro através da conscientização do trabalhador e da sociedade", disse ele. 
A campanha está sendo realizada no município do Rio, na Região Metropolitana, no Norte e no Sul do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário