terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto de deputado prevê adesivo em carro conduzido por idoso


A Câmara dos Deputados analisa um projeto que prevê um adesivo para ser colado na parte traseira dos veículos conduzidos por idosos. De acordo com o deputado Roberto de Lucena (PV-SP), autor do texto, o objetivo da proposta é alertar os demais condutores para a condição de pessoa idosa ao volante.
Segundo Lucena, o projeto é uma estratégia para proteger os cidadãos da terceira idade, que não têm mais os sentidos e a capacidade cognitiva tão apurados. "Em razão disso, certos condutores dessa idade dirigem em menor velocidade. Alguns condutores, principalmente jovens, não entendem essa situação e acabam hostilizando o motorista idoso", afirmou ele.
A proposta obriga os departamentos de trânsito a fornecer o adesivo, cujo modelo será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Como parte dos idosos não precisa do adesivo ou não gostaria de usá-lo, o autor do projeto tornou seu uso facultativo.
O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas como tramita em caráter conclusivo, não precisará, a princípio, passar pelo Plenário. Se aprovada, a proposta será incluída como um artigo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário