sábado, 30 de junho de 2012

Conselho Comunitário de Segurança elege diretoria




Nadim Kantara assume mandato pelos próximos dois anos


Eleita por aclamação a chapa única, tendo à frente Nadim Kantara como presidente e Márcio Catão como vice-presidente, para o período 2012-2014 do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, 29, durante a reunião mensal do Conselho, realizada no auditório do Sincomércio, na Várzea. O 1° secretário é Darcy Decarlo, o 2º secretário, José Luciano Pereira, e o diretor social e de assuntos comunitários, Igor de Oliveira.



A chapa foi indicada por representantes do Sincomércio, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas, 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Jornal A Folha de Teresópolis, Associação de Moradores da Várzea, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), Loja Maçônica Três Luzes e do InstitutoJardim Botânico de Plantas Medicinais de Teresópolis.



Nadim Kantara fez um balanço de sua atuação na presidência do Conselho Comunitário de Segurança e destacou as principais conquistas para o Município, obtidas através de interlocução junto ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Entre as principais, Nadim elencou a destinação de computadores e aumento do efetivo de policiais para a 110ª Delegacia Policial, recebimento de 36 novas viaturas para o 30º Batalhão de Polícia Militar, além de equipamentos de comunicação e reforço do efetivo.



A mobilização da sociedade e do poder público foi outra conquista lembrada. “Conseguimos mais entrosamento entre a comunidade, os órgãos de segurança pública e a Prefeitura, trabalhando em total sintonia e harmonia para melhorar a segurança em Teresópolis”, Nadim comemorou, informando que entre os próximos planos do novo mandato estão o levantamento das demandas do município para apresentar à Secretaria Estadual de Segurança Pública e o desenvolvimento de campanha contra o uso do crack, em parceria com o Governo do Estado.



Para o Subsecretário Municipal de Segurança Pública, Celso Wagner da Rocha Branco, o Conselho Comunitário de Segurança é local certo para a comunidade apresentar as suas demandas nesta área. “O Conselho é um fórum onde a comunidade em geral traz as suas demandas para os órgãos de segurança pública tomar conhecimento e, dentro do possível, atender os seis anseios”, pontuou.



Durante a reunião foram apresentadas as estatísticas de ocorrências registradas nos meses de abril e maio pela Polícia Civil e computadas pela Polícia Militar. O subcomandante operacional do 30º BPM, Major Assumpção, informou que desde maio a PM vem reforçando o policiamento no centro da cidade e a atuação da polícia reservada nos bairros para inibir roubos e furtos.


Questões como falta de espaço para estacionamento de veículos no centro da cidade, desrespeito às leis de trânsito, sugestão de realização de campanha para informar as mulheres sobre as alterações da Lei Maria da Penha, visando à punição efetiva dos agressores, foram outros assuntos debatidos durante a reunião. Participaram do encontro representantes do 30º BPM, 110ª Delegacia Policial, 16º Grupamento de Bombeiro Militar, das secretarias municipais de Segurança Pública e dos Direitos da Mulher, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sincomércio, Projeto Salva Vidas no Trânsito, Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente, InstitutoJardim Botânico de Plantas Medicinais de Teresópolis e das associações de moradores da Várzea e de Paineiras.



A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança está marcada para o dia 27 de julho, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 1083/3º andar – Várzea).

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário