sábado, 30 de junho de 2012

Na Serra, passeio de carro à moda antiga



Parte das comemorações dos 121 anos de Teresópolis, a Exposição de Automóveis Antigos pretende reunir, no dia 8, expositores de todos os cantos do país na Avenida José Joaquim de Araújo Regadas, uma das mais importantes da cidade.
- Foram 328 carros no ano passado e mais de 20 mil pessoas passaram por lá. Nossa expectativa é reunir ainda mais visitante este ano - diz Leonardo Campos, um dos organizadores do evento.

A edição de 2011 serviu para aumentar a autoestima do povo, que tinha acabado de passar pelo drama da tragédia das chuvas.

- Serviu como uma espécie de volta por cima. Foi o primeiro evento em que o turista retornou à cidade. Além disso, tivemos o apoio dos expositores, que fizeram inúmeras doações para os que sofreram com a chuva - conta.

A seguir, algumas joias da mostra.

Um mito

O Dodge Dart é um mito dos anos 70. É o que pensa Sergio Castelo Branco, dono de um modelo de luxo fabricado em 77.

- Foi um veículo muito vendido. Era imponente. Mas era um carro que bebia muito. Então, com a crise do petróleo, muitos foram abandonados ou vendidos para ferros-velhos - diz.

O modelo foi produzido nos EUA de 60 a 76. A versão nacional esteve no mercado a partir de 69. Em 80, a Volkswagen comprou a fábrica brasileira e encerrou a produção.

Clássico brasileiro

O Opala foi o primeiro carro da General Motors lançado no Brasil com a marca Chevrolet. O restaurador André Pacheco realizou um sonho de infância ao comprar o veículo, uma versão de luxo lançada em 77.

- Meu tio tinha um e eu ficava observando. Comprei este e o restaurei por três anos. Os detalhes cromados são interessantes. O motor é pintado e todas as braçadeiras são em aço inox, o que evita o desgaste - conta.

Família Passat


O empresário Henrique Moraes comprou seu Passat GTS há quatro anos. A procura foi grande e, no fim das contas, Moraes encontrou o modelo que queria em São Paulo.

- Esse carro é único, porque só saiu em 83. Antes, era o modelo TS e, depois, veio o Pointer - conta.

Tanta obsessão vem de berço. O empresário cresceu numa família de amantes do modelo Passat.

- Há quatro na família. Um tio tem, meu pai tem. Eu mesmo possuo um outro modelo há 17 anos - diz.

O veículo é produzido desde 73. Ao longo dos anos, oito versões diferentes chegaram ao mercado.

'Muscle car'

Nos anos 70, a Ford do Brasil não conseguia fazer frente aos concorrentes no segmento de carros médios. A solução foi trazer para o país o americano Maverick.

- O interessante é que ele é um "muscle car". Traz a lembrança do ícone da Ford, o Mustang. Ele era muito caro. Daí, fizeram este, mais em conta - diz o engenheiro Angelo Gomes, dono de um modelo GT, que faz parte da série esportiva, lançada em 74.

O design foi inspirado em chifres de touros.
Agência O Globo/Rômulo de Sá Pereira

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