domingo, 24 de junho de 2012

Feira de São Cristóvão terá um mês de festejos em homenagem a São João



No Brasil de Sul a Norte/ Seja em qualquer região/ Aonde tem nordestino/ Tem forró e tem São João”. Os versos do cordelista Mestre Azulão ilustram bem o que a Feira de São Cristóvão vive a partir de hoje. É tempo de arraiá, e esse pedacinho de Nordeste no Rio é especialista em farras para santo nenhum botar defeito.
 Uma das maiores festas juninas da cidade, o São João da Feira começou no último dia 22 de junho e vai até 29 de julho, prometendo arrastar mais de 100 mil pessoas por semana. O evento conta com festival de quadrilhas, trios de forró de raiz, casamento na roça com artistas e shows especiais, como o da cantora Amelinha no último sábado. O patrono da principal comemoração nordestina (na região, em diversas cidades, os festejos duram um mês inteiro, como acontece na versão carioca), São João, é celebrado dia 24 de junho, domingo.
Mas não é só de festejos que vive o pavilhão. A mostra ‘Meu Padinho Padre Cícero — Em Cada Casa um Oratório, Em Cada Quintal uma Oficina’ inaugura o Espaço Memória da Feira e atrai devotos do pároco.


As celebrações de São João vão funcionar como uma espécie de aquecimento para o principal festejo do ano no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas: o centenário do Rei do Baião, que será celebrado dia 13 de dezembro com uma espécie de viradão nordestino por lá.

Inspirada pelo centenário do Velho Lua, a Quadrilha Gonzagão do Pavilhão, anfitriã do Festival de Quadrilhas, criou figurinos especiais. “Dançamos ao som de ‘Asa Branca’ e nossas fantasias representam a Mulher Rendeira e os cangaceiros cantados por Gonzagão”, explica Douglas Amaral, puxador da quadrilha.

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO
 Com quase 700 barracas, a feira, que acontece dentro do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, tem de tudo um pouco: pratos típicos, cachaças, pimentas, tapioca, sorvetes com sabores diferentes, lojas de roupas, redes, discos e até videokê e uma boate.

Feira de São Cristóvão. Campo de São Cristóvão s/nº, São Cristóvão (2580-6946). Abre de terça a quinta-feira, das 10h às 18h, e das 10h de sexta até 21h de domingo. Grátis de terça a quinta e R$ 3 nos outros dias. Livre.


SÃO JOÃO DA FEIRA

O São João da Feira receberá, a cada fim de semana, um famoso, que se casará com um anônimo escolhido através do Facebook. No sábado, quem subiu ao altar junino foi Adriana Bombom, às 20h30. David Brazil também já está confirmado como um dos noivos do arraiá, no mês de julho. Depois do casamento na roça ,Amelinha fez show a partir das 23h. O Festival de Quadrilhas, um concurso que vai até 22 de julho, também faz parte da festa.


As apresentações dos 44 grupos inscritos acontecem nos Palcos João do Vale e Jackson do Pandeiro aos sábados, às 19h e 20h, e aos domingos, às 15h e 16h. A Quadrilha Gonzagão do Pavilhão é a anfitriã do evento e se apresenta entre uma concorrente e outra. Além disso, essa festa ‘porreta’ recebe trios de forró pé de serra, que tocam às sextas-feiras e sábados, das 22h às 5h, e aos domingos, de meio-dia às 22h. Haverá, ainda, duplas de repentistas e emboladores, que se revezarão na Praça Catolé do Rocha às sextas e aos sábados, das 20h às 3h, e aos domingos, das 10h às 15h. Também aos domingos, sempre às 14h, duas atrações se alternam a cada semana: um grupo de Bumba Meu Boi, que abre a programação, e o desfile dos Cangaceiros da Feira. As comemorações acabam dia 29 de julho.

EXPOSIÇÃO ‘MEU PADINHO PADRE CÍCERO — EM CADA CASA UM ORATÓRIO, EM CADA QUINTAL UMA OFICINA’

A mostra, que inaugura o Espaço Memória da Feira de São Cristóvão, presta homenagem a Padre Cícero, líder político e religioso do Ceará. Esculturas, cordéis, ex-votos, filme sobre a vida do pároco e até uma batina do ‘Padinho’ fazem parte da exposição. Espaço Memória do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Aberto de terça a quinta-feira, das 10h às 18h. De sexta a domingo, das 10h às 22h. Entrada franca. Livre. Até 19 de agosto.


O Dia/ Fotos: Wilson Mendes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário