sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Defesa Civil de Mangaratiba visita Teresópolis para conhecer sistema de alerta e alarme




Além de sirenes, Defesa Civil de Teresópolis conta com setor exclusivo de monitoramento metereológico

 Nesta quarta-feira, 1º de agosto, técnicos da Defesa Civil do município de Mangaratiba (RJ) visitaram a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, na Tijuca, para ver de perto o sistema de alerta e alarme implantado pela Prefeitura de Teresópolis. O encontro aconteceu pela manhã e reuniu o secretário da pasta, Coronel Roberto Silva, e três funcionários da Defesa Civil da Prefeitura de Mangaratiba.



O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento e analisar as medidas preventivas de acidentes e o sistema de preparação para emergências e desastres, assim como o equipamento existente no local.



Para o secretario de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, é uma satisfação poder compartilhar, com outros municípios, experiências e informações privilegiadas, importantes para o crescimento do sistema de prevenção. “A Defesa Civil é um sistema. Não adianta apenas uma célula estar num alto nível, queremos valorizar o sistema como um todo. Nossa meta é ver toda a Defesa Civil do Estado funcionando de maneira que possa dar retorno de prevenção e evitar perdas humanas e materiais”, explicou.



O secretario ainda informou que desde a semana passada, a secretaria conta com um setor exclusivo de monitoramento metereológico que passa todos as informações para os órgãos de imprensa que divulgam os avisos em suas programações. “O setor funciona num esquema de turnos de 12h e também é uma atividade pioneira dentro da Região Serrana”, destacou.



De acordo com Leônidas Carvalho, técnico de planejamento da Prefeitura de Mangaratiba, a idéia principal é fazer um intercâmbio de informações com a Defesa Civil de Teresópolis. “Teresópolis se tornou um laboratório de experiências e informações devido aos últimos acontecimentos climáticos ocorridos na região. Mossa intenção é aprender com vocês e fazer um intercâmbio de informações. Através de parcerias, ficamos mais fortes e conseguimos fazer um trabalho melhor para a comunidade”, explicou Leônidas.



Segundo o coordenador operacional da Defesa Civil de Mangaratiba, Rodrigo Godinho, os dois municípios possuem geografias semelhantes. “A geografia do município de Mangaratiba é parecida com a de Teresópolis. Estamos buscando apoio da esfera estadual para podermos implantar sistemas como este na nossa cidade. O mais importante desta visita é a possibilidade de darmos uma resposta melhor em caso de acidentes, podendo, a Defesa Civil, atuar de forma mais eficaz, minimizando seus efeitos para a população e para o meio ambiente”, concluiu Godinho.



Sistema de Alerta e Alarme

A instalação do Sistema de Alerta começou em janeiro de 2012, com um conjunto de sirenes instaladas em 11 localidades do município consideradas de risco. O sistema é acionado caso a Defesa Civil identifique que as chuvas chegaram a níveis críticos nesses locais. Com o auxílio de agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias e moradores da própria comunidade, que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para locais seguros, chamados de ponto de apoio.



O sistema conta também com aparelhos celulares cedidos aos agentes e lideranças pela Prefeitura, que recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados para uso dos aparelhos. O sistema já foi testado com sucesso e está em funcionamento no Rosário, Perpétuo, Vale da Revolta, Fischer, Caleme, Granja Florestal, Pimentel, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Corta Vento e Coréia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário