quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Grade de programação TEAR 2012 para alunos da rede pública

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
O TEAR foi fundado em 1980, no Rio de Janeiro, por um grupo de arte-educadores e artistas no bojo do Movimento Escolinhas de Arte do Brasil (MEA). Momento no qual se preconizava a liberdade de expressão através das diferentes linguagens da arte para o desenvolvimento integral do sujeito. Nesta época, o Brasil vivia um processo de abertura política e redemocratização, no qual se discutia um novo pr
ojeto de sociedade e reivindicava-se o exercício dos direitos políticos e civis, além da garantia dos direitos sociais. A criação do TEAR estava em consonância com o contexto sócio-político-educacional do momento, respaldada pelos princípios da educação através da arte ou educação pela arte.

Com o objetivo de fomentar a expressão criadora e ampliar os universos perceptivos, cognitivos e afetivos dos sujeitos, o TEAR priorizou, desde a sua origem, a experiência ética-estética e a expressão criadora; afirmando a Arte e a Cultura como fontes perenes de re-significação de conceitos, expressão, criação e comunicação, aspectos fundamentais ao processo de desenvolvimento humano.

Neste sentido, a atuação do TEAR sempre esteve respaldada no desenvolvimento de valores, como a solidariedade, a cooperação, o respeito, a ética e a justiça; contribuindo à formação de sujeitos livres, sensíveis, críticos e criadores, comprometidos com as suas histórias pessoais e coletivas, com as relações de alteridade, com a diversidade, a democracia, a participação e a transformação social.
Desde 1980, o TEAR realiza: cursos de formação regulares nas várias linguagens (teatro, dança, música, literatura e artes visuais), colônias de férias, seminários, capacitações para professores, eventos culturais e artísticos, espetáculos, shows, exposições e eventos comunitários.
A partir de 1998, o TEAR passou a realizar ações sociais em parceria com outras instituições, no âmbito das atividades de educação complementar e da discussão e implementação de metodologias de trabalho nos campos da Arte, Cultura e Educação Popular com crianças, adolescentes e jovens moradores de comunidades de baixa renda.
http://www.institutotear.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário