sábado, 4 de agosto de 2012

RIO DAS OSTRAS E BARRA DE SÃO JOÃO TERÃO AUMENTO NA OFERTA DE ÁGUA


Cerca de 150 mil habitantes serão beneficiados com a ampliação da Estação de Tratamento de Rio Dourado.

 O Governo do Estado, por meio da Cedae, inaugurou, nesta quinta-feira (02/08), as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Rio Dourado (ETA), nas Baixadas Litorâneas. A unidade de tratamento irá beneficiar aproximadamente 150 mil habitantes nos municípios de Rio das Ostras e em Barra de São João, distrito da cidade de Casimiro de Abreu. Com capacidade ampliada de 190 litros por segundo (situação em 2007) para 420 l/ s, a intervenção na ETA recebeu investimentos no valor de R$ 10 milhões. O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, participaram do evento.



Entre as obras realizadas para o sucesso da ampliação da oferta de água tratada nestas localidades está a construção de uma unidade de tratamento do lodo oriundo da ETA, além da ampliação do canal desarenador, que aumentará a eficiência do tratamento de água. A modernização da estação também vai garantir que não ocorra desperdício que, segundo os técnicos, era de 4%. Toda a água que era jogada fora na lavagem de filtros e decantadores recircula pelo processo.
Estamos passando de 190 litros por segundo para cerca de 420, ou seja, mais do que dobramos o abastecimento de água para Rio das Ostras e Barra de São João, que era uma reivindicação antiga. Aqui, investimos em infraestrutura, que era fundamental para que a água tratada chegasse a estas localidades. É água para o banho, comida, para o conforto de muitas famílias, é uma mudança grande na qualidade de vida destas pessoas - disse Sérgio Cabral.
Bairros de Rio das Ostras como Terra Firme, Âncora, e Costa Azul serão os primeiros beneficiados com a ampliação.
 Em cinco anos, mais do que duplicamos toda a água produzida para a região de Rio das Ostras e Barra de São João. Acabamos com alguns gravíssimos problemas que aconteciam no verão. Ontem já começou a chegar água no bairro Terra Firme. Em seguida será em Costa Azul e outros locais. Então, é um grande avanço, um sonho da população se realizando - destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Presidente da Associação de Moradores do loteamento Enseada das Gaivotas, com cerca de 4 mil moradores, Clayvert Lima, de 40 anos, comemora a chance de receber água tratada em casa.
 Estamos aguardando que sejamos contemplados em breve. As tubulações já estão prontas. Será muito bom - disse.
 Fonte: Governo do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário