terça-feira, 3 de novembro de 2015

Desenvolvimento Social dá posse a três conselheiras tutelares

 Reunião de posse das conselheiras tutelares que vão cumprir mandato suplementar até janeiro de 2016


Na reunião de posse para mandato suplementar: secretário de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, entre as conselheiras tutelares Janaína Mendes e Cheila Lourenço, a subsecretária Alair Sampaio, a conselheira tutelar Tatiana Charles e a presidente do CMDCA, Iracema Toledo Braga



Mandato suplementar valerá até 9 de janeiro de 2016

 O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, deu posse nesta terça-feira, dia 3, a três conselheiras tutelares para cumprir mandato, em caráter suplementar, no Conselho Tutelar número 2. Eleitas no processo unificado do dia 4 de outubro, Tatiana Oliveira de Abreu Charles, Janaína Andrade Mendes e Cheila Lourenço Sampaio vão atuar no período de 3 de novembro de 2015 até 9 de janeiro de 2016. Elas vão substituir os conselheiros tutelares Ana Paula Lima da Silva Maia, Douglas Willian Dias e Vania da Silva Moraes, que perderam o mandato por decisão plenária do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Acompanharam a reunião de posse a subsecretária de Desenvolvimento Social, Alair Sampaio, a presidente do CMDCA, Iracema Toledo Braga, a coordenadora do Departamento de Gestão e Proteção Básica, Tania Iorio, e a presidente da Comissão Administrativo-Disciplinar de Acompanhamento do CMDCA, Aparecida Borcard.

“Até sexta-feira, dia 6, elas receberão capacitação nas áreas de saúde, educação e de assistência social, para que possam iniciar os seus trabalhos sendo conhecedoras das políticas de assistência social e de proteção para o desenvolvimento das funções de conselheiras tutelares”, explicou o secretário Cleiton Pimentel.

O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente (em 1990) e é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Tem a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Ao ser informado de um caso, deve atuar para garantir que a transgressão do direito não aconteça ou que o direito seja restaurado, caso a violação já tenha acontecido.

Teresópolis conta com dois Conselhos Tutelares, instalados no 1º piso do Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375 – Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h, sendo que há funcionários de plantão 24h via telefone celular.

Funcionando na sala 113, o Conselho Tutelar 1 atende os bairros da zona urbana, com exceção dos situados na região da Estrada Rio-Bahia e do Soberbo. Os telefones são (21) 3642-1138 e (21) 98889-3929 (plantão), e o e-mail, ctteresopolis@yahoo.com.br.

Já o Conselho Tutelar 2 tem como área de abrangência os bairros Meudon, Jardim Meudon, Coréia, Vale da Revolta, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Ermitage, Prata, Fischer e também o 2° e o 3° Distritos. Os telefones são (21) 2742-8087, (21) 97163-3113 ou 99472-7887.


Fotos – crédito para Marcelo Roza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário