domingo, 1 de novembro de 2015

Outubro Rosa e Novembro Azul: caminhada de alerta pela prevenção do câncer movimenta Teresópolis





Com o slogan 'Vamos tocar no assunto', a terceira edição da caminhada de alerta para a importância da prevenção na luta contra o câncer reuniu pacientes oncológicos, familiares, profissionais de saúde e o público em geral,movimentando o centro de Teresópolis na manhã deste sábado, 31 de outubro. Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e do Instituto Avon também aderiram à campanha.
Realizada pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde e dos Direitos da Mulher, e o Grupo de Apoio Amigas da Mama, a iniciativa uniu as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

O prefeito Márcio Catão marcou presença no movimento. “Importante ter as secretarias interagindo e levando à sociedade esse recado. E que as pessoas que participaram da caminhada repercutam a mensagem recebida”, pontuou.

Coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão comemorou o sucesso da caminhada. '“É um momento de reflexão, para que as pessoas olhem para a sua saúde. Principalmente no que se refere ao combate ao câncer de mama e de próstata, que ainda registram alto número de óbitos por falta de conhecimento e de prevenção”, ressaltou. “Temos que sensibilizar a população para a importância de se cuidar e fazer os exames periodicamente, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento”, completou a assistente administrativa Maria das Graças Medeiros, da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.


A fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, coordenadora do Grupo de Apoio Amigas da Mama, também vibrou com a mobilização popular.“Ficamos muito felizes em saber que as pessoas estão aceitando melhor, estão se auto-prevenindo. A gente percebe uma maior adesão das pessoas. Eu acho que é o despertar da prevenção”, observou.

Os participantes se concentraram no restaurante Recanto dos Pescadores, parceiro da campanha, de onde seguiram pelas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, passando pela Calçada da Fama e se reunindo na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. No percurso, foram distribuídos folhetos explicativos sobre o câncer de mama e de próstata, numa ação de sensibilização para a importância da prevenção.

Supervisionada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, equipe da Guarda Municipal acompanhou a caminhada, garantindo a segurança dos participantes e a fluidez do trânsito.

O casal Roberto Siqueira e Iris Pereira de Souza participa da caminhada todo ano com o já conhecido Fusca rosa, cor símbolo da campanha de prevenção do câncer de mama. “As mulheres sabem que um simples gesto pode evitar problemas mais sérios, mas muitas ainda têm preguiça de fazer o auto-exame”, opinou Roberto. “Com apenas um toque é possível detectar a doença e aumentar as chances de cura”, lembrou Íris.

A médica de família Claudia Lauand também aderiu à caminhada. “Ir para a rua está muito em moda. Temos que estar na rua buscando e lutando por nossos direitos, e uma das questões é a saúde, que é o mais importante. Com saúde, você consegue tudo”, salientou.
Gestos solidários

Na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, foram montados estandes para orientações de saúde. Voluntárias do Instituto Avon fizeram maquiagem grátis, para aumentar a auto-estima. Massagem e relaxamento foram outros serviços oferecidos.
Solidárias, as irmãs gêmeas Luiza e Lais Monteiro Raposo, de 10 anos, doaram mexas de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos. A doação foi recebida por Valéria Feitosa e Gabriella Martuchelli, do Grupo de Apoio Amigas da Mama.

Já voluntárias do grupo 'Ciranda do Bem', de Teresópolis, doaram almofadas a pacientes oncológicas. Elas fazem parte do projeto 'Almofadas do coração', descoberto nos Estados Unidos e que tem a proposta de ajudar na recuperação de pacientes com câncer de mama. As almofadas são confeccionadas no formato de coração, para facilitar o descanso do braço após o processo cirúrgico, reduzindo o inchaço pós operatório. “Nós nos reunimos em mutirão para fazer as almofadas em patchwork e depois doamos”, contou a coordenadora, Luna Lomeu.
















Fotos – crédito Marcelo Roza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário