terça-feira, 3 de novembro de 2015

Supervia é autuada pelo Procon Estadual pela falta de acessibilidade em Estação de Caxias


IMG-20151103-WA0024_1446583081.91.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (03/11), a Operação Pacificador, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais em Duque de Caxias.Os fiscais vistoriaram 18 estabelecimentos e 12 deles foram autuados. Os fiscais constataram a falta de acessibilidade na estação de trem da Supervia no centro do município - que não apresenta opções para cadeirantes descerem da bilheteria para as plataformas -, o que resultou na autação da Supervia. Foi descartado cerca de 360kg de alimentos, a maior parte no Mercado de Carnes São Thiago, e 42 litros de chope vencido no bar e lanchonete Rei dos Galetos.

O Mercado de Carnes São Thiago, localizado na Av. Plínio Casado, 143, apresentava péssimas condições estruturais, de higiene e limpeza na área do açougue. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para sanar essas irregularidades sob pena de interdição. Foram descartados 67kg de carne previamente moída que estavam no balcão de vendas e 280kg de produtos diversos (salsicha, linguiça, frango, bacalhau e fígado), sem informação de validade e expostos a poeira, insetos e à manipulação direta pelo consumidor, contrariando o que determina a lei estadual. Os agentes ainda encontraram cinco cilindros de gás confinados em área interna no segundo andar do local e determinaram a retirada imediata dos mesmos.

No Rei dos Galetos, localizado na Av. Pres Kennedy, 1484, os fiscais descartaram 42 litros de chopefora do prazo de validadeque estavam armazenados em um barril de 50 litros. Também constataram péssimas condições de higiene da cozinha, dando o prazo de 10 dias para limpeza. Não foi apresentado certificado de potabilidade da água e o certificado de dedetização estava vencido. Não havia cartaz sobre disponibilidade de água filtrada e gratuita e o Livro de Reclamações possuía registro de queixa de consumidor passado do prazo para envio ao Procon Estadual.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes locais: INEX(Rua Gov. Leonel Brizola, 1701); Mundo das Roupas(Av. Nilo Peçanha, 69/77); Rei do Bacalhau (Rod Washington Luís, 2154); Silhueta Infantil (Av. Nilo Peçanha, 129); Riachuelo (Rua José de Alvarenga, 350 – A); Casas Bahia (Rua Joaquim Lopes Macedo, 38).

Balanço da Operação Pacificador

1 - Bar e Lanchonete Serve Bem Alimentos Ltda (Rod Washington Luís, 2569): Produtos sem especificação: 400g de linguiça;500g de Bacon; 240g de queijo minas; 1kg e 400g de requeijão; 3kg de retalhos de frios; 300g de queijo muçarela. Vencidos: quatro garrafas de refrigerante e dois pacotes de pão de forma.

2 - Requinte Magazine (Av. Nilo Peçanha, 96): Ausência de preços em mercadorias.

3 - Rei dos Galetos (Av. Pres Kennedy, 1484): Havia 42 litros de chope (barril 50L) vencido. Péssimas condições de higiene da cozinha, dado prazo de 10 dias para realizar limpeza. Ausência do certificado de potabilidade da água. Certificado de dedetização vencido. Ausência do cartaz sobre disponibilidade de água filtrada gratuita. Reclamação registrada no Livro em 27/07/15 não enviada no prazo.

4 - Shop Shoes Calçados Ltda (Av. Nilo Peçanha, 123): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Preço nas mercadorias com venda a prazo apresenta parcelas com tamanho superior ao preço de venda a vista.

5 - Lojas Americanas (Av. Nilo Peçanha 145): Livro de Reclamações sem autenticação do Procon e com 3 reclamações não enviadas.

6 - CBK (Rua José de Alvarenga, 448): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.

7 - Mercado de Carnes São Thiago (Av. Plínio Casado, 143 e 149): Condições estruturais e de higiene e limpeza da área de açougue precisando de melhorias. Prazo de 15 dias para sanar essas irregularidades sob pena de interdição. Encontrados 67 kg de carne previamente moída no balcão de vendas e 280 kg de produtos diversos (salsicha, linguiça, frango, bacalhau e fígado), sem informação de validade e expostos a poeira, insetos e a manipulação direta pelo consumidor. No 2° piso do estabelecimento, confinados em área interna, havia cinco cilindros de gás. Foi determinada a retirada imediata dos mesmos.

8 - Doce Bebê (Rua José de Alvarenga, 436): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.

9 - Prolar (Rua José de Alvarenga, 260): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.

10 - Supervia (Av. Plínio Casado, s/n): Ausência de acessibilidade na plataforma de embarque.Ausência de banheiro para os consumidores.

11 - Ponto Frio(Av. Gov. Leonel Brizola, 1541): Ausência de alvará definitivo. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.

12 – Choperia Zero Grau (Rua José de Alvarenga, 95): Vencidos: 5kg de sardinha; 3kg de molho de tomate e 1kg de sopa de peixe. Livro de reclamações não estava autenticado. Piso da cozinha quebrado e lixeira sem pedal

Nenhum comentário:

Postar um comentário