sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA HOJE E AMANHÃ EM TERESÓPOLIS



Acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de fevereiro, em Teresópolis, uma campanha de captação e cadastramento de doadores de medula óssea, coordenada pelo Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti – e que será realizada no Hemonúcleo de Teresópolis. O atendimento acontece das 8h às 17h, no Hemonúcleo (Rua Francisco Sá, 299, na Várzea). 

A ação tem o objetivo de atender principalmente o paciente Grenis da Silva Machado, portador de anemia aplástica,doença auto-imune em que a medula óssea deixa de produzir a quantidade adequada de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A iniciativa também aumentará a chance de encontrar doadores compatíveis para o banco de dados do Registro Nacional de Medula Óssea (Redome), órgão que faz parte do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e que reúne informações de pessoas que se dispõem a doar medula óssea para transplante.

Para participar, o doador precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante), além de apresentar documento de identidade.

Será coletada uma amostra de apenas 5 ml de sangue para mapeamento genético. Os dados serão cruzados e quando for encontrado um receptor compatível, o doador será contatado para a doação, segundo o Hemorio.

Haverá equipe de plantão para esclarecimento de dúvidas do público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário