segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

EDUCAÇÃO REFORÇA AÇÕES PARA NOVO ANO LETIVO


Programa de Educação Integral é um dos destaques da pasta em 2016

Em entrevista ao D.O Notícias, o secretário de Educação, Antônio Neto, ressalta as principais ações da pasta para este novo ano letivo. O programa Matemática 360, que reforça o aprendizado da disciplina, será continuado, com ênfase também em oficinas para o professor. “Na avaliação do ano passado, o Rio de Janeiro já demonstrou evolução na disciplina. Para nós é motivo de alegria” disse o secretário.
Além disso, o modelo de Educação Integral incluiu este ano mais 23 unidades, que vão se somar a outras 53, totalizando 76 instituições que adotam a proposta. “ Esse modelo de educação já apresenta um resultado educacional 60% superior à média da rede. É o que percebemos como o futuro da Educação Básica do Estado do Rio”, afirmou Antonio Neto. O EJA (Educação de Jovens e Adultos) também será continuado nas escolas da rede estadual.

D.O Notícias – Quais são os objetivos para a rede estadual em 2016 ?
Antônio Neto – A Secretaria de Educação continua com um planejamento focado na aprendizagem. Trabalhamos com um currículo abrangente e temos um programa voltado para a matemática. Na avaliação do ano passado, o Rio de Janeiro já demonstrou evolução na disciplina. Para nós é motivo de alegria, já que a proficiência em matemática no Brasil inteiro cai há dez anos em todos os estados. É dificílimo mudar o ensino da disciplina no Ensino Médio, porque dependemos de base no Ensino Fundamental. Ações articuladas como currículo, reforço escolar, formação de professores e gestão nas escolas já estão provocando mudanças. 

D.O – Quais são os próximos passos?
A.N – Esse ano, continuaremos com o programa que chamamos de Matemática 360, que é focado nas dificuldades dos alunos em algumas habilidades com a disciplina, além de oficinas para o professor, ênfase na formação e material didático específico. Esse trabalho começa a dar resultado positivo entre os jovens.

D.O – Uma das prioridades da pasta é a Educação Integral? 
A.N – Exatamente. Esse modelo de educação já apresenta um resultado educacional 60% superior à média da rede. É o que percebemos como o futuro da Educação Básica do Estado do Rio. É um modelo complexo, porque é educação em tempo integral, e isso não é fácil de ser implantado rapidamente.

D.O – Quais são os outros destaques deste ano?
A.N – Continuaremos com o programa de leitura que já atinge 900 escolas, com os famosos mediadores, onde o jovem é o protagonista e leva a leitura para os colegas. Isso é mudança de comportamento. Já o programa de matemática e o reforço escolar continuam nas unidades escolares.

D.O – Como será o investimento em novas unidades?
A.N – São escolas que têm o objetivo de levar à nossa juventude uma diversidade de formação. Nas escolas de Educação Integral, por exemplo, temos uma unidade bilíngue, que inauguramos agora em Caxias, que ensina turco e robótica. Este ano, mais 23 escolas foram incluídas no programa e vão se somar a outras 53, totalizando 76 instituições. Também não posso deixar de mencionar a EJA (Educação de Jovens e Adultos), que teve bons resultados em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário