sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ESTADO QUALIFICA PESSOAL PARA ATENDIMENTO DO SEGURO-DESEMPREGO


 » Ascom da Secretaria de Trabalho e Renda
Pelo menos 170 funcionários de 27 postos passaram pelo programa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, encerra nesta sexta-feira (26/2) o ciclo de cursos de treinamento e atualização na técnica para o cadastro do Seguro-Desemprego. Durante cinco dias, 170 servidores, de postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ), distribuídos por 27 municípios da Capital, Região Metropolitana e interior, receberam informações e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema. Os dados foram compartilhados por técnicos da secretaria e da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência Social, no Rio de Janeiro.

– É de extrema importância que o trabalhador encontre em nossos postos um atendimento qualificado. Quando uma pessoa vai a um posto, na maioria das vezes, está precisando com urgência de um auxílio. Temos que dar o atendimento, resolver o problema e sanar a preocupação de quem nos procura, com muita dedicação. Daí a importância deste treinamento e qualificação – afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira.

Desde o dia 1° de fevereiro deste ano, os 13 postos do SINE/Setrab, na capital, passaram a atender pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA - http://saa.mte.gov.br/) do MTPS com agendamento pela internet. As unidades (www.rj.gov.br/web/setrab) funcionam das 8h30 às 17h e o trabalhador pode fazer o Seguro-Desemprego e também a confecção de Carteira de Trabalho (CTPS). Os 18 postos distribuídos nas demais regiões continuam com o sistema de pronto atendimento, recebendo o cidadão por ordem de chegada.

Como requerer

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e os dois últimos contracheques.

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