sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Observadores de pássaros vão se encontrar neste final de semana no Parque Estadual da Pedra Branca


Projeto Vem Passarinhar quer incentivar o ecoturismo nas unidades de conservação estaduais

Ascom SEA/Inea


O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vai receber aficionados em observação de aves no próximo final de semana (27 e 28), dentro do projeto Vem Passarinhar.

Iniciado no ano passado nas unidades de conservação estaduais, o projeto vem apresentando resultados expressivos, com 393 espécies de aves observadas em 2015, o que representa 51% da avifauna registrada no estado. Do total de espécies observadas, 85 são espécies endêmicas da Mata Atlântica e pelo menos 41 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

A primeira edição deste ano do Vem Passarinhar, realizada no último final de semana de janeiro na Reserva Biológica de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, contou com 48 participantes, que registraram 71 espécies. O objetivo do projeto é incentivar a prática da observação de ave, que reúne milhares de praticantes no país, e também contribuir para a gestão das unidades de conservação.

No sábado (27/02), a programação começa às 6h, na subsede Camorim do parque. Às 20h, na sede do Pau da Fome, em Jacarepaguá, acontece a Corujada (observação de aves com hábitos noturnos). Domingo acontece uma nova rodada de observação, também com início às 6h, no posto avançado do parque do Rio da Prata, em Campo Grande.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a administração do Parque Estadual da Pedra Branca pelo e-mail pepb.inea@gmail.com, ou pelo telefone 3347-1786. O calendário completo do projeto Vem Passarinhar para 2016 está disponível no site do Inea (www.inea.rj.gov.br), na seção de Biodiversidade e Áreas Protegidas.

Programação

Vem Passarinhar 2016
Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)

Sábado (27/2)
6h - Subsede Camorim (final da Estrada do Camorim, bairro Camorim)
20h – Corujada -  Sede do Parque(final da Estrada do Pau-da-Fome, Jacarepaguá)

Domingo (28/2)
6h - Posto avançado do Rio da Prata (final da Estrada da Batalha, em Campo Grande. Referência: Praça Mário Valadares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário