segunda-feira, 23 de junho de 2014

Jogo do Brasil altera funcionamento do comércio





Funcionários serão liberados até uma hora antes da partida. Alguns retornam depois do jogo.

Quem estiver programando ir às compras no dia 12 de junho, dia do início da Copa do Mundo no Brasil, deve ficar atento e se antecipar. A primeira partida da seleção brasileira está marcada para às 17h e com isso o horário de funcionamento de todo o comércio da cidade também sofre alteração. Na maioria dos locais, os funcionários serão liberados entre uma hora e 40 minutos antes do início dos jogos do Brasil. Ônibus e farmácias também terão esquema de horário diferenciado.

Em Petrópolis, não houve acordo entre Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) com os lojistas, por isto, cada empresa vai fazer um tipo de negociação. No entanto, na maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade, como as lojas da Rua Teresa e Centro, os funcionários serão liberados uma hora antes da partida, ou seja, as comércio fechará às 16 horas.

Os supermercados também terão seus horários de funcionamento alterados. A rede Extra, por exemplo, em Petrópolis, todas as lojas vão fechar o estabelecimento e liberar os funcionários 45 minutos antes da partida.

“Os funcionários retornarão também após 45 minutos depois do fim do jogo e a loja será reaberta ficando até o horário normal de fechamento”, disse a subgerente do supermercado Extra do Alto da Serra, Raquel Tosta. As lojas do Quitandinha, Itaipava e Centro acompanham os horários de funcionamento.

A Prefeitura de Petrópolis divulgou no último fim de semana uma nota sobre o funcionamento das repartições públicas. Os prédios da administração municipal direta, autarquias e fundações vão funcionar apenas na parte da manhã, das 8h às 12h30 nos dias dos jogos da seleção brasileira. O prefeito Rubens Bomtempo, assinou decreto que já foi publicado em Diário Oficial. Segundo a prefeitura, o horário, estabelecido em caráter excepcional, não altera a prestação dos serviços considerados essenciais. Nas repartições onde as atividades não podem ser suspensas, como hospitais, unidades de urgência e emergência, por exemplo, o expediente será normal.

“Aqui ficou decido que seremos liberados uma hora antes do jogo, assim como as lojas do conjunto comercial. Acho que todos acompanharam uma mesma lógica de funcionamento. É bom porque assim poderemos assistir à partida em casa com a família”, disse a proprietária de loja Patrícia Tavares.

Funcionamento de farmácias varia

As farmácias da cidade terão horários alternados de funcionamento no dia do primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, dia 12 de junho. Algumas, como a Crystal, Rede Pague Menos e Pacheco funcionarão normalmente na próxima quinta-feira. Outras, como a Rio Farma, Galanti e Farmácia Brasil, terão os horários reduzidos, fechando e liberando os funcionários 30 minutos antes da partida e reabrindo as portas também 30 minutos, após a partida.

Ônibus param na hora do jogo

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro), os coletivos funcionam normalmente até às 17 horas, a partir deste horários todos os ônibus param durante todo o tempo em que durar a partida do jogo. Eles retornam logo após o fim da partida, mas em horário reduzido. O esquema será o mesmo de domingo e feriados.


Ariane Nascimento

Redação Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário