Com 95% das obras de reforma concluídas, o Centro
Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, será
inaugurado em julho. Nesta sexta-feira,
dia 27, o engenheiro fiscal da Prefeitura, Edison
Wilson, dará início ao check list, ou seja, ele verificará se todos os serviços
foram executados dentro das normas de segurança e se estão prontos para serem
entregues. Somente após esta etapa será definido o dia certo da inauguração.
“Nesta
quarta-feira, 25, teve início a limpeza do 3º andar e a retirada dos andaimes. O
elevador já foi instalado e está pronto para uso. Faltam a recuperação da calçada
na frente do prédio e o término da construção de uma rampa lateral. Na semana
que vem será feita a pintura externa da escada de emergência”, enumera o
engenheiro Edison Wilson.
A
recuperação do centro administrativo, que estava abandonado há mais de 20 anos,
teve início em junho de 2013, com a demolição do prédio anexo localizado nos
fundos do imóvel, que estava com a estrutura comprometida.
Em
seguida, começaram as obras de reforma, com reforço das lajes e colunas;
fundação para instalação de cisterna e de escada externa de saída de
emergência; construção de paredes e telhado, instalação de redes de esgoto
sanitário e hidráulica; infraestrutura para elevadores; revestimento de
banheiros e de copas; pintura interna e da fachada do prédio, e instalação de
portas e janelas. Tanto a demolição quanto as obras de reforma foram realizadas
por empresas contratadas pela Prefeitura, através de licitação.
Com três andares, elevadores, escadas de emergência, três
copas e 12 banheiros nos três pavimentos, incluindo sanitários adaptados para
pessoas com deficiência, o imóvel conta com várias salas, que serão utilizadas
de acordo com a necessidade da Administração Municipal.
“Estão previstas para
serem instaladas no centro administrativo as secretarias municipais de Planejamento
e de Administração, que já funcionaram naquele prédio antes de o imóvel ter
sido interditado. Também deverão ir para o local o Protocolo Geral da
Prefeitura e o Tereprev (Instituto de
Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis)”, pontua o
secretário de Administração, José Carlos Cunha.
Com 1.896m² de área construída em três pavimentos,
a edificação foi projetada em abril de 1983 e inaugurada em 1985. A primeira
interdição aconteceu no início dos anos 90, sendo liberada pela administração
seguinte e vetada novamente em 1999. Em 2007, ocorreram dois incêndios no
local, que também abalaram a estrutura. Finalmente em 2013, o prefeito Arlei
determinou a recuperação total do prédio.
Fotos; Marcelo Rosa
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