Em todos os quatro jogos houve algum tipo de ocorrência. Na partida
mais recente, entre Equador e França, as infrações foram provocadas por
torcedores de diferentes nacionalidades. Um torcedor uruguaio invadiu o
Maracanã sem portar ingresso ou credencial, e foi detido pelos
seguranças do estádio. Outro torcedor – um francês – foi denunciado pelo
Ministério Público após ser detido por desacato a policiais. Um segundo
torcedor francês teve que ser conduzido para as dependências do juizado
depois de ter arremessado o próprio calçado no campo. Três torcedoras
argentinas foram conduzidas à delegacia acusadas de portarem maconha.
Por fim, foi registrada uma troca de agressões entre um torcedor do
Equador e um brasileiro.
A partida entre Bélgica x Rússia foi a que registrou a menor quantidade
de ocorrências: houve uma audiência porque o réu foi enquadrado por
transportar drogas. O jogo entre Espanha x Chile computou o maior
registro de audiências: foram seis, com crimes que variaram do
descumprimento do Estatuto do Torcedor e cambismo. Além disso, foram
proferidas seis decisões de conversão em prisão preventiva contra
torcedores chilenos que usavam credenciais falsificadas da Fifa. E um
dado importante: no episódio envolvendo os 87 chilenos que invadiram o
Centro de Imprensa do Maracanã, o juiz de plantão – Alexandre Pimentel
Cruz – determinou que eles fossem transferidos para a Cidade da Polícia.
Na primeira partida da Copa realizada no Maracanã – Argentina x Bósnia –
houve cinco encaminhamentos à Polícia Federal e um total de três
audiências realizadas.
Juizados dos aeroportos registram 137 reclamações por problemas em voos
No mês de junho,
período da Copa do Mundo, os juizados dos aeroportos do Rio registraram
um total de 137 reclamações envolvendo cancelamentos e atrasos nos
voos. No Aeroporto Santos Dumont, foram contabilizadas 57 reclamações
por cancelamento e 33 atrasos. Já no Aeroporto Internacional Antônio
Carlos Jobim, o juizado local registrou 26 atrasos e 21 cancelamentos.
Somando os dois juizados, foram anotadas 225 pedidos de orientação aos passageiros. O índice de acordos firmado entre companhias aéreas e clientes também foi considerável: entre os dias 5 e 23 deste mês, houve um total de 100% de acordos em 11 dias no Tom Jobim.
Já no Santos Dumont, o que chamou atenção foram os problemas no serviço de transporte de bagagem: houve 21 reclamações por extravio, 21 por defeito no serviço, sete casos de furto e oito relacionados a dano e violação.
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