quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Parque Estadual da Pedra Branca faz ordenamento da visitação na Pedra do Telégrafo


Área tornou-se conhecida pelos selfies divulgados em redes sociais

Ascom SEA/Inea

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai fazer nesta sexta-feira (08/01), às 9h, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que tem sido alvo de intensa visitação após a divulgação de selfies em redes sociais.

Devido a um efeito de ilusão de ótica, as pessoas parecem estar penduradas a uma grande altura, embora estejam em segurança em cima da pedra. O interesse pelos selfies levou ao aumento dos visitantes, gerando problemas como o acesso indevido por motocicletas e até pichações na pedra.

Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.

Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.

De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade.

- Queremos também contar com o apoio de moradores para estas ações, que têm o objetivo de promover uma visitação adequada, sem prejuízos à biodiversidade e aos atrativos naturais do parque – disse Andrei Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário