quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Procon Estadual interdita três quiosques na Lagoa



site_1452119906.82.jpg

O Procon Estadual realizou, na noite desta quarta-feira (06/01), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), uma nova etapa da Operação Curumim, com o objetivo de fiscalizar quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas. De um total de sete estabelecimentos vistoriados, três foram interditados, dois autuados e em outros dois não foram encontradas irregularidades.

Os quiosques interditados foram Oke Ka Baiana Tem, Brasiliano Grill e Drink Café. Eles não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Drink Café utilizava cilindro de gás e não apresentou a autorização dos bombeiros para este uso.

Vendedores ambulantes também foram vistoriados e foram encontrados seis botijões de 2kg de gás (três em carrocinhas de milho cozido e três em carrocinhas de pipoca), que trazem risco de explosão por não terem válvula de segurança. O Procon determinou a suspensão do uso do gás e a Seop recolheu os botijões. A Seop também autuou outros 10 ambulantes por não estarem de acordo com as autorizações de ordem pública, como ocupação irregular do espaço público e uso de equipamento diferente do autorizado.

Não foram encontradas irregularidades nos quiosques Tapioca e Crepes e Dona Ilza. O nome da operação é uma referência à estátua de um curumim (pequeno índio) que fica na Lagoa.

Balanço da Operação Curumim: 

1 - Quiosque Oke Ka Baiana Tem: Ausência do Livro de Reclamações, do alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros. Local interditado.

2 -Quiosque Drink Café: Produtos vencidos:900g de carpaccio vencido em 30/05/2015, 400g de salame, 900ml de molho de pimenta vencido em setembro de 2015 e 400g de picanha bovina. Produtos sem especificaçãoda validade: 250ml de molho à campanha, 4kg de picanha bovina, 3kg de carne moída cozida e 100g de queijo parmesão. Estabelecimento utiliza cilindro de gás e não apresentou a autorização do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará. Local interditado.

3 - Botequim do Japa: Produtos sem especificação da validade: 10kg de frutos do mar e 3kg de atum. Ausências do cartaz informativo sobre fornecimento gratuito de água potável e do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do certificado.Condições ruins de higiene na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 7 dias para que sejam feitas melhorias. Repelente de insetos próximo a alimentos.

4 - Brasiliano Grill: Ausência do alvará, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado até que seja feita a regularização.

5 - Palaphita: Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do laudo de exigências do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário