segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Procon Estadual interdita duas lanchonetes na Zona Sul


site_1451940972.46.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (04/01), uma fiscalização em lanchonetes dos bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio. Dois estabelecimentos foram interditados:Big Bi (Rua Barata Ribeiro, 280, Copacabana) eGuerin Obelisco (Rua Visconde de Pirajá, 595, Ipanema). Ambas não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 26 lanchonetes foram vistoriadas e, além, das duas interditadas, outras 21 foram autuadas. As que não apresentaram irregularidades foram Cabana dos Sucos (Avenida Ministro Viveiros de Castro, 141, Copacabana), Big Bi (Rua Santa Clara, 118, Copacabana) e Lanchonete e Pastelaria Hortifruti (Avenida Prado Júnior, 281-A, Copacabana).

A fiscalização tinha o objetivo de checar denúncias de consumidores de que alguns estabelecimentos não tinham a tabela de preços dos produtos à venda. A denúncia não foi confirmada, mas diversas outras irregularidades foram encontradas. Na Friolândia (Rua Barata Ribeiro, 7, loja A, Copacabana), por exemplo, a lixeira estava com a tampa quebrada e havia muita sujeira na cozinha. Também foram constatados problemas na cozinha do Copanema (RuaVisconde de Pirajá, 3, Ipanema). O teto estava sujo e engordurado, as geladeiras estavam com goteiras e a lixeira, sem tampa. Os fiscais determinaram a limpeza no estoque e na área de manuseio de alimentos e a retirada imediata de roupas e calçados destes mesmos recintos.

Já no Big Néctar (Rua Teixeira de Melo, 34, Ipanema), foram descartados 20 litros de refresco feito com água da torneira, sem filtro. O estabelecimento foi proibido de produzir refrescos até providenciar um filtro e o certificado de potabilidade da água.

O consumidor deve estar atento à presença da tabela de preços. Caso ela não esteja disponível, pode denunciar ao Procon, pelo telefone 151.

Balanço da fiscalização: 

1 - Friolândia (Rua Barata Ribeiro, 7, loja A, Copacabana): Lixeira com tampa quebrada, muita sujeira na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para que sejam feitas as melhorias.

2 - Polis Sucos (Rua Maria Quitéria, 70, Ipanema): Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação dos mesmos.

3 - Big Bi (Rua Belford Roxo, 372, loja A, Copacabana): Certificado de dedetização vencido em 10/11/2015. Certificado de potabilidade da água vencido em 12/11/2015. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado dos bombeiros.

4 - Beach Sucos (Rua Visconde de Pirajá, 198, Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, do certificado de dedetização, do certificado de potabilidade da água e do Livro de Reclamações. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação dos certificados.

5 - Sucos Copa Lima (Rua Rodolfo Dantas, 110, Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

6 - Marin Lorencini Sorveteria e Lanchonete (Avenida Prado Júnior, 281-B, Copacabana): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros,do certificado de potabilidade da águae do certificado de dedetização.

7 - Bom Bar Deio (Avenida Prado Júnior, 237, Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações.

8 - Beach Sucos (Rua Visconde de Pirajá, 452, Ipanema): Ausências do certificado de potabilidade da água, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações.

9 - Néctar Lanches (RuaVisconde de Pirajá, 183, Ipanema): Ausência do certificado de potabilidade da água. Certificadode dedetização vencido em 09/12/2015. Os fiscais determinaram a limpeza imediata da cozinha e do estoque, sob pena de interdição.

10 - Feelgood (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 330): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

11 - Big Bi (Rua Barata Ribeiro, 280, Copacabana): Ausência do alvaráde funcionamento, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. Certificado de potabilidade da água vencido em 12/11/2015. Estabelecimento interditado até que as irregularidades sejam sanadas.

12 -Mr. Fit (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 129-A): Ausências do certificado de potabilidade da água e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram prazos de 15 dias para a apresentação do primeiro documento e de 48 horas para a apresentação do segundo.

13 - Pin Pin Sucos (Rua Hilário de Gouveia, 61, Copacabana): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

14 - Salada Gourmet (Rua Visconde de Pirajá, 531, Ipanema): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação. Ausência do cartaz informando sobre o fornecimento gratuito de água filtrada.

15 - Apo's (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 187): Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de potabilidade da água. Os fiscais deram prazos de 48 horas para a apresentação do primeiro documento e de 15 dias para os demais.

16 - Big Néctar (Rua Teixeira de Melo, 34, Ipanema): Ausências do Livro de Reclamações, do cartaz do 151, do cartaz informando o fornecimento gratuito de água potávele do certificado de potabilidade da água. Produtos sem especificação da validade: 1kg e 520g de linguiça, 100g de salmão e 60g de bacon. Foram descartados 20 litros de refresco feito com água da torneira, sem filtro. O estabelecimento foi proibido de produzir refrescos até providenciar um filtro e o certificado de potabilidade da água.

17 - Lobel Lanches (Rua Barata Ribeiro, 512,Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação. Condições de higiene precárias na cozinha e na área de estoque. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar essas irregularidades.

18 - Pastelaria Sumol (Rua Barata Ribeiro, 450, Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. Cozinha em condições precárias. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar, sob pena interdição.

19 - Guerin Obelisco (Rua Visconde de Pirajá, 595, Ipanema): Livro de Reclamações não autenticado. Ausências do alvará e do certificado do Corpo de Bombeiros. Estabelecimento interditado.

20 - Big Bi (RuaTeixeira de Melo, 53, Ipanema): Certificado de potabilidade da água vencido em 13/11/2015. Certificado de dedetização vencido em 13/11/2015.

21 - Mega Matte (Rua Visconde de Pirajá, 605, Ipanema): Livro de Reclamações não autenticado.

22 - Big Néctar (Rua Jangadeiros, 15, Ipanema): Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água e do Livro de Reclamações.

23 - Copanema (Rua Visconde de Pirajá, 3, Ipanema): Produtos sem especificação da validade: 2kg e 300g de queijo cheddar, 480g de tempero, 540g de mostarda, 1kg e 200g de champignon, 320g de pepino japonês, 400g de batata palha e 400g de molho pesto.Ausência do cartaz informando o fornecimento gratuito de água potável. Ausência do certificado de potabilidade da água. Problemas na cozinha: teto sujo e engordurado,geladeiras com goteiras e lixeira sem tampa. Necessidade de limpeza no estoque e na área de manuseio de alimentos e retirada imediata de roupas e calçados destes mesmos recintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário