quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Calendário de vacinação no SUS terá mudanças neste ano; veja alterações


O Calendário Nacional de Vacinação, adotado na rede pública de saúde, terá mudanças neste ano. As alterações abrangem seis vacinas já ofertadas no SUS, mas que passam a ter novas recomendações de intervalo entre a aplicação das doses, além da ampliação da faixa etária.
As mudanças constam de informativo da Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, enviado para secretarias de saúde de Estados e municípios, e serão divulgadas nesta terça-feira (5).
Para as crianças até cinco anos incompletos, as mudanças ocorrem no tipo de produto e intervalos de aplicação das doses de quatro vacinas: a de poliomielite, a vacina pneumocócica 10 valente, a vacina contra hepatite A e a meningocócica C.
A partir deste mês, a terceira dose da vacina contra a pólio passa a utilizar a vacina inativada, feita com vírus mortos, em vez da vacina oral, que é feita com vírus atenuados.
Já a vacina pneumocócica 10 valente, que protege contra pneumonia e outras doenças, passará a ser aplicada em duas doses e um reforço: uma aos dois meses do bebê e outra aos quatro meses, seguida de um reforço a partir dos 12 meses. Antes, o esquema previa três doses, sendo três delas no primeiro ano do bebê e um reforço no segundo ano.
A mudança segue recomendação da Organização Mundial de Saúde. A presidente da SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações), Isabela Ballalai, diz que a alteração não deve trazer prejuízos, uma vez que a forte adesão à vacinação no país colabora para uma proteção conjunta da população.
Crianças de 12 meses a quatro anos que não tiverem sido vacinadas com o produto também devem receber uma dose única, o que não era possível até então. "Se uma criança com mais de dois anos não tiver oportunidade de ter sido vacinada, ela terá essa dose única", diz Carla Domingues, do Programa Nacional de Imunizações.
NOVOS INTERVALOS
Outra alteração ocorre para a vacina de hepatite A, que passa a ser indicada quando a criança completa 15 meses, podendo ser administrada até os 23 meses. Até então, a vacina, de dose única, era aplicada a partir dos 12 meses.
Segundo o documento, a mudança ocorre pela necessidade de reduzir o número de vacinas injetáveis administradas em uma mesma visita ao posto de saúde e o desconforto para as crianças.
Já a vacina meningocócica C terá a aplicação da primeira dose de reforço antecipada dos 15 meses para os 12 meses, podendo ocorrer até os quatro anos. A medida é uma forma de assegurar uma maior proteção contra a bactéria que causa a meningite já no início do segundo ano do bebê. As duas primeiras doses da mesma vacina permanecem indicadas aos três e cinco meses.
Assim como para outros casos, crianças de 12 meses a quatro anos que não tenham sido vacinadas também poderão passar receber a proteção, por meio de uma dose única.
"O mais importante é essa expansão até os quatro anos. Na prática, temos muitas crianças que não estão indo tomar a dose. A ideia é resgatar essas crianças que não tenham sido vacinadas", afirma Ballalai.
HPV
O novo calendário também muda o esquema de vacinação contra o HPV, que antes previa três doses. Com a mudança, a vacina passa a ser aplicada em duas doses para meninas de 9 a 13 anos. A segunda dose ocorre seis meses após a primeira.
A alteração ocorre após a baixa adesão de adolescentes à segunda dose da vacina, o que fez com que o governo e associações de saúde tivessem que intensificar a campanha para atingir a meta de vacinar até 80% do público-alvo.
Para Isabela Ballalai, a redução de uma dose deve abrir o debate sobre a possibilidade de ofertar a vacina também para um grupo maior de pessoas que ainda não recebem a imunização, como meninos ou outras faixas etárias, o que aumentaria a proteção.
HEPATITE B
O Ministério da Saúde também irá ampliar a oferta da vacina de hepatite B para toda a população, incluindo pessoas acima de 50 anos e idosos –antes, esse grupo não recebia a imunização. A mudança chegou a ser informada às secretarias de saúde, mas o Ministério da Saúde recuou do anúncio nesta terça-feira. Em seguida, voltou atrás e confirmou a ampliação.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, a mudança, no entanto, ainda não tem prazo. A expectativa é que a vacina seja ofertada para o novo grupo ainda no primeiro semestre deste ano.
A ampliação ocorre devido ao aumento na expectativa de vida da população brasileira e das relações sexuais entre idosos, somada à resistência de parte desse grupo ao uso de preservativos, que poderiam evitar a doença. "É uma mudança que já ocorreu com outras vacinas. Começamos a vacinar sempre com os grupos com maior possibilidade de adoecer. À medida em que a situação epidemiológica vai mudando, e há disponibilidade [do produto], fazemos a ampliação", diz Carla Domingues.


Parque Estadual da Pedra Branca faz ordenamento da visitação na Pedra do Telégrafo


Área tornou-se conhecida pelos selfies divulgados em redes sociais

Ascom SEA/Inea

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai fazer nesta sexta-feira (08/01), às 9h, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que tem sido alvo de intensa visitação após a divulgação de selfies em redes sociais.

Devido a um efeito de ilusão de ótica, as pessoas parecem estar penduradas a uma grande altura, embora estejam em segurança em cima da pedra. O interesse pelos selfies levou ao aumento dos visitantes, gerando problemas como o acesso indevido por motocicletas e até pichações na pedra.

Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.

Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.

De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade.

- Queremos também contar com o apoio de moradores para estas ações, que têm o objetivo de promover uma visitação adequada, sem prejuízos à biodiversidade e aos atrativos naturais do parque – disse Andrei Veiga.

Parque Estadual da Serra da Concórdia comemora seu 13º aniversário com exposições, atividades recreativas e pedalada ecológica


Quando: sábado (9/1), das 9h30min às 16h
Onde: sede do Parque Serra da Concórdia – Avenida Barão de Santa Mônica, RJ 115 –Barão de Juparanã – Valença/RJ

Obs: A Pedalada Ecológica será realizada no domingo (10/1), a partir das 8h, na Praça Ipiabas, em Barra do Piraí. Os interessados devem se inscrever na sede do parque ou por email (pesc@inea.rj.gov.br), até o dia 8 de janeiro.

Ascom SEA/Inea

Exposição fotográfica, oficinas de artesanato, apresentação de dança e pedalada ecológica são algumas das atividades que vão movimentar o 13º aniversário do Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC) neste final de semana (9 e 10 de janeiro), em Valença.  O evento festivo, organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ainda contará com brincadeiras lúdicas, realizadas ao ar livre, que buscam promover a responsabilidade socioambiental.
Para o chefe do PESC, Ricardo Wagner, a comemoração do aniversário é importante para aproximar ainda mais a população local e novos visitantes do parque, apresentando os potenciais da unidade de conservação.
- A pedalada ecológica é uma forma de aproximar a população local da natureza. Nesse ano a pedalada será no entorno do parque, no distrito de Ipiabas (Barra do Piraí), uma área em que, em breve, o parque irá abranger, com a sua ampliação - disse o chefe do parque.      
As comemorações terão início no sábado, às 9h30min da manhã, com exposição de artesanato ecológico e fotográfica, que retrata aves endêmicas da Mata Atlântica.  A Academia de Dança do Clebinho e Bete dita o ritmo da festa, às 10h, com oficina de variados estilos de dança para todas as idades. A seguir, às 11h, o grupo Gatos da Lua realiza uma apresentação teatral para os convidados.
Após pausa para almoço, o grupo musical e folclórico Folia de Reis participa da festa retratando a história do menino Jesus. Às 15h serão abertas oficinas de artesanato local para os presentes, com a participação da artesã Olívia Maria e do Ateliê Barro e Arte, de Vassouras.  No encerramento do primeiro dia de comemoração, o grupo de dança Belly Studio Ju Nhad realiza uma apresentação de dança do ventre, às 16h.
No domingo, a 2ª Pedalada Ecológica vai reunir visitantes e moradores locais com o objetivo de despertar o olhar para a preservação ambiental. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de janeiro por email (pesc@inea.rj.gov.br) ou na sede do parque. O ponto de encontro para o pedal será na Praça Ipiabas, em Barra do Piraí, às 8h da manhã.  
Criado em 30 de dezembro de 2002, o PESC possuí 804,41 hectares, abrangendo terras do município de Valença, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A unidade de conservação integral da Serra da Concórdia tem como principais objetivos assegurar a preservação do ecossistema e sua integração com a diversidade sociocultural da região; preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, da flora e da fauna; integrar corredores ecológicos capazes de garantir a preservação da diversidade biológica; e estimular atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica.

PÃO DE AÇÚCAR SERÁ VITRINE PARA TURISMO DO INTERIOR


Projeto Cidades Maravilhosas – Verão 2016 começa neste sábado, na Urca

Os turistas que visitarem o Pão de Açúcar neste sábado (9/1) vão poder conhecer mais sobre as belezas e os atrativos de cidades do interior. A proposta da Secretaria de Turismo/TurisRio é levar às mais de 4,5 mil pessoas que passam pelo local diariamente, informações sobre as centenas de programações e roteiros de viagens disponíveis a até três horas de distância da capital.

A ação, batizada como Cidades Maravilhosas – Verão 2016, faz parte do programa Rio+3. A cada semana, ao longo do mês de janeiro, será feita divulgação de um município diferente, começando por Niterói. A cidade vai levar para o Pão de Açúcar, material de divulgação de suas belas praias, gastronomia e equipamentos culturais e históricos. O surf, esporte ícone da região oceânica, estará presente com atores caracterizados. Também haverá apresentação musical, levando para a Urca o samba e o batuque niteroienses.
 

– Os finais de semana seguintes (16, 23 e 30) vão apresentar ao público as peculiaridades de Arraial do Cabo, Friburgo e Itatiaia. Temos que aproveitar a alta estação para dizer aos visitantes que nosso estado, além da belíssima capital, conta com diversos outros municípios, repletos de atrações, com qualidade e capacidade de atendimento da demanda – explicou o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.
 

As equipes da Secretaria de Turismo estarão posicionadas no acesso principal ao Pão de Açúcar, na parte externa, antes das bilheterias, sempre aos sábados, das 10h às 14h.

UNIDADES DE SAÚDE FEDERAIS NO RIO TERÃO SERVIÇOS AMPLIADOS


Mais de 2,4 mil profissionais serão contratados pelo Ministério da Saúde, permitindo a ativação de leitos de cirúrgicos e de UTI

O Ministério da Saúde irá contratar, nos próximos dias, 2.493 profissionais de saúde e gestão hospitalar para atuar nos seis hospitais e dois institutos federais no Rio. A medida, que é mais uma ação em apoio à estruturação da saúde no estado, vai ampliar em 7 mil por ano as cirurgias e internações nas unidades.

Em reunião do Gabinete de Gestão de Crise montado no RJ, junto com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, assinou a autorização das admissões. Diretores das unidades também participaram do encontro.

– As novas contratações possibilitarão ampliar o atendimento realizado nos hospitais federais. A composição e a recomposição da força de trabalho é um desafio que o MS vem trabalhando para sanar, especialmente na área assistencial – destacou Beltrame.

Serão contratados por até dois anos 693 médicos, 605 enfermeiros, 580 técnicos de enfermagem, 341 analistas de gestão e 274 técnicos de suporte. A portaria autorizando as admissões foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6/1). A medida terá impacto financeiro de R$ 130,9 milhões por ano em 2016 e 2017. Os recursos serão repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde às unidades federais. A medida vai proporcionar a ativação de mais 34 leitos de UTI, distribuídos nos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, da Lagoa e no Federal dos Servidores no Estado. Com isso, será possível realizar mais 3,6 mil internações por ano na rede federal de saúde do estado. Também serão ativados mais 120 leitos cirúrgicos nos hospitais da Lagoa, do Andaraí, de Ipanema e no Federal dos Servidores do Estado, abrindo espaço para a realização de mais 3,6 mil cirurgias por ano.

– Estamos trabalhando para reorganizar nossa rede de serviços e o apoio do Ministério da Saúde é muito importante. Esse reforço de pessoal será essencial para que os hospitais funcionem melhor e atendam nossa população. O nosso principal compromisso é com o atendimento – destacou Luiz Antônio Teixeira Júnior, secretário de Estado de Saúde.

Além das unidades já citadas, também contarão com o reforço o Hospital Federal Cardoso Fontes, o Instituto Nacional de Cardiologia e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Processo Seletivo – A contratação se dará por meio de processo seletivo. As inscrições estarão abertas entre 7 e 22 de janeiro. O Edital de Contratação estará disponível no site do Ministério da Saúde a partir da tarde desta quinta-feira (7/1). Dos 2.493 postos de trabalho, 1.570 foram abertos em substituição aos profissionais que terão seus contratos vencidos no próximo mês. Assim, além da substituição, haverá um adicional de quase mil profissionais que reforçarão a assistência na rede de saúde do Rio de Janeiro, apoiando ainda um eventual crescimento da demanda por conta dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Desde 2005, ingressaram nos hospitais e institutos 14.385 servidores, entre efetivos e contratados temporariamente. Ao todo, as unidades de saúde contam com 17.412 profissionais.

Gabinete de Crise – O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (23/12), a criação do Gabinete de Crise para buscar soluções emergenciais para o atendimento público da rede de saúde do RJ. O grupo reúne representantes do Governo Federal, do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio e conselheiros de saúde da região. Na última semana de 2015, foram anunciadas medidas como a liberação de recursos e insumos, além da liberação de leitos em hospitais federais para pacientes encaminhados pela rede estadual.



*Com informações do Ministério da Saúde

Procon Estadual interdita três quiosques na Lagoa



site_1452119906.82.jpg

O Procon Estadual realizou, na noite desta quarta-feira (06/01), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), uma nova etapa da Operação Curumim, com o objetivo de fiscalizar quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas. De um total de sete estabelecimentos vistoriados, três foram interditados, dois autuados e em outros dois não foram encontradas irregularidades.

Os quiosques interditados foram Oke Ka Baiana Tem, Brasiliano Grill e Drink Café. Eles não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Drink Café utilizava cilindro de gás e não apresentou a autorização dos bombeiros para este uso.

Vendedores ambulantes também foram vistoriados e foram encontrados seis botijões de 2kg de gás (três em carrocinhas de milho cozido e três em carrocinhas de pipoca), que trazem risco de explosão por não terem válvula de segurança. O Procon determinou a suspensão do uso do gás e a Seop recolheu os botijões. A Seop também autuou outros 10 ambulantes por não estarem de acordo com as autorizações de ordem pública, como ocupação irregular do espaço público e uso de equipamento diferente do autorizado.

Não foram encontradas irregularidades nos quiosques Tapioca e Crepes e Dona Ilza. O nome da operação é uma referência à estátua de um curumim (pequeno índio) que fica na Lagoa.

Balanço da Operação Curumim: 

1 - Quiosque Oke Ka Baiana Tem: Ausência do Livro de Reclamações, do alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros. Local interditado.

2 -Quiosque Drink Café: Produtos vencidos:900g de carpaccio vencido em 30/05/2015, 400g de salame, 900ml de molho de pimenta vencido em setembro de 2015 e 400g de picanha bovina. Produtos sem especificaçãoda validade: 250ml de molho à campanha, 4kg de picanha bovina, 3kg de carne moída cozida e 100g de queijo parmesão. Estabelecimento utiliza cilindro de gás e não apresentou a autorização do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará. Local interditado.

3 - Botequim do Japa: Produtos sem especificação da validade: 10kg de frutos do mar e 3kg de atum. Ausências do cartaz informativo sobre fornecimento gratuito de água potável e do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do certificado.Condições ruins de higiene na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 7 dias para que sejam feitas melhorias. Repelente de insetos próximo a alimentos.

4 - Brasiliano Grill: Ausência do alvará, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado até que seja feita a regularização.

5 - Palaphita: Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do laudo de exigências do Corpo de Bombeiros.

Prefeitura realiza medição para a instalação de brinquedos na Praça Olímpica


Secretaria de Serviços Públicos faz medição para instalaçao dos brinquedos na Praça Olímpica 



​​
Prefeitura realiza medição para a instalação de brinquedos na Praça Olímpica

 Na manhã desta quinta-feira, 7, funcionários da Prefeitura estiveram mais uma vez na Praça Olímpica Luís de Camões, realizando benfeitorias. O espaço vai ganhar nos próximos dias o parque infantil com brinquedos para crianças de até cinco anos.

Para isso, o lugar destinado à recreação dos pequenos foi avaliado por uma equipe técnica da secretaria de Serviços Públicos e mensurado para a demarcação dos seis aparelhos que serão instalados. Após a medição, a equipe fará as bases de concreto para a fundição dos equipamentos, garantindo a segurança da garotada.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo subsecretario da pasta Beto Rosa. “Hoje começamos a tarefa de instalação dos brinquedos. Serão ao todo seis aparelhos, sendo dois escorregas, uma gangorra, uma gaiola labirinto, e duas estruturas de balanço com três cadeiras cada uma”, pontuou.   
Além do parquinho, o prefeito Márcio Catão, através de parcerias, conseguiu adquirir para o espaço público dez bancos de alvenaria e aparelhos de ginástica para a população ficar em dia com a saúde. Essas benfeitorias não contemplavam o projeto original de reforma da praça, mas vão oferecer mais conforto e lazer aos usuários.

texto- Gisele Barreto
fotos - Marcelo Roza

ESTADO E MPRJ ANUNCIAM PARCERIA NO COMBATE À SONEGAÇÃO FISCAL


Medida visa aumentar a arrecadação do Estado

O Governo do Estado e o Ministério Público Estadual vão criar uma força-tarefa para intensificar o combate à sonegação fiscal. O trabalho em conjunto começa nesta quinta-feira (07/01), às 15h, na sede do MPRJ, no Centro. Esta é mais uma medida adotada pelo governo para aumentar a arrecadação do Estado. Participam da reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, e de Fazenda, Julio Bueno, e o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira.

Serviço:  
Estado e MP anunciam parceria no combate à sonegação fiscal   
Data: quinta-feira (07/01)
Horário: 15h
Local: Avenida Marechal Câmara, 370, 8° andar – Centro.

PROCON ESTADUAL INTERDITA TRÊS QUIOSQUES NA LAGOA


Um deles usava cilindro de gás sem autorização dos bombeiros

O Procon Estadual realizou, na noite desta quarta-feira (06/01), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), uma nova etapa da Operação Curumim, com o objetivo de fiscalizar quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas. De um total de sete estabelecimentos vistoriados, três foram interditados, dois autuados e em outros dois não foram encontradas irregularidades.

Os quiosques interditados foram Oke Ka Baiana Tem, Brasiliano Grill e Drink Café. Eles não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Drink Café utilizava cilindro de gás e não apresentou a autorização dos bombeiros para este uso.


Vendedores ambulantes também foram vistoriados e foram encontrados seis botijões de 2kg de gás (três em carrocinhas de milho cozido e três em carrocinhas de pipoca), que trazem risco de explosão por não terem válvula de segurança. O Procon determinou a suspensão do uso do gás e a Seop recolheu os botijões. A Seop também autuou outros 10 ambulantes por não estarem de acordo com as autorizações de ordem pública, como ocupação irregular do espaço público e uso de equipamento diferente do autorizado.

Não foram encontradas irregularidades nos quiosques Tapioca e Crepes e Dona Ilza. O nome da operação é uma referência à estátua de um curumim (pequeno índio) que fica na Lagoa.

Balanço da Operação Curumim:

1 - Quiosque Oke Ka Baiana Tem: Ausência do Livro de Reclamações, do alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros. Local interditado.

2 - Quiosque Drink Café: Produtos vencidos: 900g de carpaccio vencido em 30/05/2015, 400g de salame, 900ml de molho de pimenta vencido em setembro de 2015 e 400g de picanha bovina. Produtos sem especificação da validade: 250ml de molho à campanha, 4kg de picanha bovina, 3kg de carne moída cozida e 100g de queijo parmesão. Estabelecimento utiliza cilindro de gás e não apresentou a autorização do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará. Local interditado.

3 - Botequim do Japa: Produtos sem especificação da validade: 10kg de frutos do mar e 3kg de atum. Ausências do cartaz informativo sobre fornecimento gratuito de água potável e do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do certificado. Condições ruins de higiene na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 7 dias para que sejam feitas melhorias. Repelente de insetos próximo a alimentos.

4 - Brasiliano Grill: Ausência do alvará, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado até que seja feita a regularização.

5 - Palaphita: Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do laudo de exigências do Corpo de Bombeiros.
 

PRIMEIRA ETAPA DA QUITAÇÃO DO 13º SALÁRIO DO ESTADO TERMINA DIA 8



Será encerrada às 18h da próxima sexta-feira, 8 de janeiro, a primeira etapa das operações de crédito consignado especial para a quitação do 13º salário dos servidores do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e dos aposentados e pensionistas do Rioprevidência. A decisão conjunta das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda deve-se ao tempo necessário para a confecção da folha de pagamento dos 20% do valor, a serem pagos no dia 18 de janeiro.

A partir da segunda-feira, 11 de janeiro, será aberta a segunda etapa dos empréstimos, quando os bancos poderão conceder o equivalente aos três quintos ainda não pagos, com a quitação ocorrendo em três parcelas, com vencimento da primeira no dia 17 de fevereiro. Os que optaram em não recorrer ao crédito, terão depositadas em suas contas a mesma parcela, acrescida de 1,93%, a título de indenização pelo não adimplemento do Estado no prazo devido.

Assim, como exemplo, um servidor que tivesse um líquido de R$ 1 mil a receber da segunda parcela do 13º, recebeu em dezembro R$ 200,00 (1/5), e poderá contrair empréstimo de R$ 800,00 (4/5) até o dia 8, que será pago pelo Estado em quatro parcelas de R$ 209,74. Se o servidor não fizer o empréstimo até o dia 8, receberá em sua conta mais R$ 200,00, acrescido de R$ 9,74, no dia 18. Caso decida solicitar o empréstimo a partir do dia 11, terá direito a R$ 600,00 (3/5), que serão pagos pelo Estado em três parcelas no valor de R$ 207,77. Caso o servidor prefira não solicitar o empréstimo, receberá mais três parcelas de R$ 209,74, nos dias 17 de fevereiro, 17 de março e 18 de abril.

De 21 de dezembro até hoje, foram realizados 78.209 empréstimos para a quitação do 13º salário, no valor total de R$ 102 milhões, considerando as operações feitas pessoalmente e nos terminais de autoatendimento do Bradesco.

A quitação da segunda parcela do 13º salário através de linha de crédito consignada especial foi negociada pelo Governo do Estado e não tem qualquer ônus para os servidores. Os interessados devem apenas informar ao banco que desejam realizar a operação relativa ao 13º salário. Os 80% da segunda parcela serão creditados na conta do servidor e o valor das quatro mensalidades, acrescido de um Custo Efetivo Total (CET), que abrange juros mais taxas, de 1,93% ao mês, serão pagos ao banco pelo Estado.

Esta linha de crédito não tem qualquer impacto sobre as margens consignáveis dos servidores e mesmo aqueles que estejam sem margem ou sejam extraquadros poderão fazer a operação. Os servidores também não precisarão do token exigido para o crédito consignado, mas terão que solicitar o valor integral que falta ser pago do décimo terceiro.

SETRAB DIVULGA MAIS DE SETECENTAS VAGAS DE EMPREGO EM TODO O ESTADO DO RIO


As ofertas podem chegar a ganhos de R$ 4 mil, mais benefícios e são para ambos os sexos, com exigências do ensino fundamental incompleto ao superior completo

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), informa a oferta de 742 vagas de emprego disponíveis em todas as regiões do estado, com salários que podem chegar a R$ 4.000, além das possibilidades de benefícios. Os contratos são para ambos os sexos com formação do ensino fundamental incompleto ao superior completo.

Na Capital são oferecidas 254 possibilidades com destaque para 90 vagas para almoxarife, 60 vagas para chef de cozinha, 20 vagas para nutricionista, 20 vagas para açougueiro, entre outras. Para a Região Metropolitana são disponibilizadas 53 vagas com destaque para 10 vagas para gerente de departamento pessoal, 10 vagas para vendedor em domicílio, 10 vagas para supervisor de vendas comercial, entre outras.


Na Região Serrana são oferecidas 17 vagas sendo 4 para alimentador de linha de produção, 3 vagas para eletricista de instalações, 2 vagas para garçom, entre outras.


Na Região do Médio Vale do Paraíba, a Setrab informa que há 5 oportunidades de emprego distribuídas em várias áreas como professores de cursos livres, cuidador de idosos, promotor de vendas e jardineiro. No Noroeste Fluminense há uma vaga para vigilante. Na Baixada Litorânea há três vagas para atendente de lojas e mercado e uma para auxiliar de escritório.


Para deficientes a Setrab aponta a existência de 408 vagas com destaque para 70 vagas de atendente de lojas e mercado, 68 vagas de operador de caixa, 56 vagas de almoxarife, 50 vagas de armazenista, 35 vagas para repositor de mercadorias, entre outras.


As inscrições podem ser feitas nos postos SINE/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab) ou através do sitemaisemprego.mte.gov.br


A Setrab esclarece que o banco de dados de emprego pode sofrer alterações momentâneas como inclusão/fechamento de vagas ou ampliação/redução de ofertas. Para manter o quadro de vagas o mais atualizado possível, a Setrab passou a divulgá-lo duas vezes na semana, sendo uma na terça-feira à tarde e outra na sexta-feira.

  • ARQUIVOS

IBGE: publicados editais de concursos públicos para níveis médio (460 vagas) e superior (140 vagas)

IBGE: publicados editais de concursos públicos para níveis médio (460 vagas) e superior (140 vagas)
Foram publicados, no Diário Oficial da União (DOU) de  (28/12/2015), dois editais de concursos públicos, para o preenchimento de 140 vagas de nível superior (edital nº 01/2015) e 460 vagas de nível médio (edital nº 02/2015) no IBGE.
Das 140 vagas, 118 são para o Rio de Janeiro e 22 para os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, sendo oito vagas reservadas para pessoas com deficiência e 21 para candidatos negros.
Em relação às 460 vagas de nível médio, 24 são reservadas para pessoas com deficiência e 59 para candidatos negros. Essas vagas estão distribuídas por 165 municípios de 24 estados e no Distrito Federal.
A Fundação Getúlio Vargas será a organizadora dos dois concursos. As remunerações variam entre R$ 2.216,45 a R$ 4.638,01, para nível médio, em função das gratificações, e de R$ 4.352,49 a R$ 8.734,88, para nível superior, em função das gratificações e retribuições por titulação dos aprovados. Serão concedidos auxílio-alimentação, no valor de R$ 373,00, e auxílio-transporte. Poderão ser concedidos benefícios a título de assistência à saúde (médica e odontológica), opcional, ao servidor e aos seus dependentes, com valores que variam entre R$ 82,83 e R$ 167,70 por pessoa, conforme a remuneração e a idade do servidor. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
As inscrições poderão ser feitas de 04 a 28/01/2016, pelo site http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge, onde já estão disponíveis os dois editais na íntegra. A taxa de inscrição custa R$ 49,00, para nível médio, e R$ 69,00, para nível superior. Os editais também podem ser consultados no portal do IBGE, emwww.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/trabalhe_conosco.shtm.
As provas objetivas estão previstas para o dia 10 de abril de 2016 (nível superior) e 17 de abril (nível médio). O resultado final do concurso de nível médio está programado para 30 de maio de 2016, e o de nível superior para o dia 13 de junho.
As 460 vagas de nível médio são para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, para o qual haverá somente prova objetiva, com 60 questões. As etapas dessa seleção seguirão o cronograma abaixo.


TRT/RJ DIVULGA TABELA DE FERIADOS DE 2016


Foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho nesta quinta-feira (7/1) o Ato nº 3/2016, que dispõe sobre os dias em que não haverá expediente nos órgãos da Justiça do Trabalho da 1ª Região no ano de 2016, por motivo de feriados instituídos por lei.
Também foi publicado o Ato nº 4/2016, que trata da suspensão das atividades em todos os órgãos do TRT/RJ no dia 10 de fevereiro de 2016, quarta-feira de Cinzas.
Em todos os casos, os prazos que se iniciam ou findam nesses dias ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, conforme dispõe o §1º do artigo 184 do Código de Processo Civil.
Clique aqui para ler o Ato nº 3/2016 na íntegra.
Clique aqui para ler o Ato nº 4/2016 na íntegra.
 

SERVIDORES FAZEM 2.668 DOAÇÕES PARA A CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO


Ao todo, os servidores estaduais doaram 2.668 brinquedos, roupas e livros novos e/ou em excelente estado de conservação para crianças de nove instituições.

A campanha Natal Solidário, promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o RioSolidário e a colaboração dos setoriais de RH dos órgãos e entidades do Estado, transformou o Natal de crianças de nove instituições muito mais feliz. Ao todo, os servidores estaduais doaram 2.668 brinquedos, roupas e livros novos e/ou em excelente estado de conservação para crianças das seguintes instituições:

- Projeto Sorriso Especial (Campo Grande);
- Comunidade CCPL (Benfica);
- Associação Educacional dos Homens de Amanhã - Abrigo Betel (Duque de Caxias);
- Creche Cruzada pela Infância do Leme;
- Núcleo Sociocultural Semente do Amanhã (Bangu);
- Núcleo de Mulheres Brasileiras em Ação (Complexo do Alemão);
- Instituto Cristão Foco, Ação e Fé - ICFAF (Camarista Méier);
- Rede de Desenvolvimento Humano - REDEH (Trindade);
- Associação Santa Rita de Cássia - Albergue Santa Rita de Cássia (São Gonçalo).

Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Cláudia Uchôa, “o Natal Solidário foi a segunda campanha de motivação do servidor para participar de causas sociais. A primeira foi a Campanha do Agasalho, realizada em julho deste ano. Agradeço a participação de todos e espero que tenhamos outras campanhas de sucesso”. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO

NOVOS PMS SE PREPARAM PARA REFORÇAR A SEGURANÇA


Mais de 1,3 mil candidatos do concurso de 2014 ingressaram na corporação

Mais de 1.340 policiais militares estão sendo preparados para reforçar a segurança no Estado do Rio. Selecionados no concurso público de 2014, que ofereceu 6 mil vagas, os PMs ingressaram em dezembro de 2015 no curso de soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Os policiais estarão prontos para atuar nas ruas do estado em julho deste ano.

– Queremos que estes homens e mulheres estejam aptos a prestar um serviço de qualidade à população fluminense. Vamos priorizar na grade curricular das turmas dos novos convocados disciplinas com foco no uso seletivo da força e direitos humanos – afirmou o comandante do Cfap, coronel Anderson Maciel.


Os 1.342 candidatos se somam aos 46.600 homens e mulheres da corporação. Outros 2 mil aprovados no concurso de 2014 devem ser convocados ainda este ano. Quando os 6 mil novos PMs forem incorporados, a polícia contará com um total de mais de 52 mil agentes. Desde 2007, 19.296 policiais foram convocados pelo Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP).


Currículo ampliado


Este ano, o curso de formação será ampliado. Os soldados que ingressarem na PM em 2016 terão pela frente 12 meses de capacitação, sendo dez de aulas teóricas e dois de estágios supervisionados em unidades operacionais da corporação. A disciplina de Polícia de Proximidade é uma das cinco matérias incorporadas ao novo currículo para aperfeiçoamento da política de pacificação.


– O objetivo da nova grade curricular é que o policial tenha conhecimentos e habilidades para administrar conflitos, tendo capacidade de realizar processos decisórios – explicou o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança, Pehkx Jones 
da Silveira.

SUSPENSO EXPEDIENTE NAS VTs DE ANGRA E ARARUAMA NOS DIAS 7 E 8/1



A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região divulgou, nesta quarta-feira (6/1), os Atos nº 1 e 2 de 2016, que suspendem, respectivamente, o expediente externo nas Varas do Trabalho de Angra dos Reis e Araruama nos dias 7 e 8 de janeiro de 2016.
A suspensão na Vara de Angra dos Reis se dá pela necessidade de promover a mudança provisória da sede da unidade, da Rua Doutor Álvaro Pessoa, nº 172, São Bento, para a Rua Arcebispo Santos, nº 193, Centro. O regular funcionamento da VT de Angra dos Reis será restabelecido a partir do dia 11/1/16, no novo endereço. 
Já na Vara de Araruama, a suspensão do expediente considerou a realização de obras de manutenção na Secretaria, inviabilizando o atendimento ao público na referida unidade.
Em ambos os casos, os prazos judiciais referentes aos processos judiciais ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, conforme dispõe o parágrafo primeiro do artigo 184 do Código de Processo Civil.
Os Atos que regulamentam a suspensão têm previsão de disponibilização no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no dia 7/1.
Clique aqui para ler o Ato nº 1/2016 na íntegra.
Clique aqui para ler o Ato nº 2/2016 na íntegra.

Governo do Estado, através da FAETEC, oferece cerca de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na Região Serrana



As chances serão abertas em Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis

O ano começou com o pé direito para quem deseja se preparar e conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho na Região Serrana. O Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), iniciou a primeira rodada de vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional, ofertando 2.954 vagas em diversos setores. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o número de chances se aproxima de 70 mil.

As inscrições começam nesta sexta-feira, dia 8, por meio do site (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até duas formações diferentes por CPF.

– É muito importante ofertarmos boas oportunidades no início do ano para que a população possa se preparar de forma qualitativa para as necessidades do mundo do trabalho. A economia do Estado do Rio só tende a crescer quando a mão de obra é comprometida e dedicada a exercer um bom desempenho profissional – diz o presidente da Fundação, Wagner Victer.

Os cursos são nas áreas de Idiomas, Informática, Moda, Gastronomia e Serviços. Para se candidatar é preciso Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 10 a 20 semanas.

– O Governo do Estado dá mais uma oportunidade para a população realizar um dos cursos de qualificação profissional gratuita da FAETEC e assim aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 26 de janeiro, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada em seguida no site da instituição. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 27 e 30 para efetivar a matrícula. As aulas começam dia 15 de fevereiro.
_______________________________________________________________________
Agenda:
Inscrições: 8 a 24 de janeiro
Sorteio: 26 de janeiro
Resultado do sorteio: 27 de janeiro
Matrícula: 27 a 30 de janeiro
Matrícula para vagas ociosas: 15 a 20 e 22 de fevereiro
Início das aulas: 15 de fevereiro