quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

LEI MARIA DA PENHA SERÁ TEMA DE PALESTRAS EM ESCOLAS DA REDE ETASDUAL


 » Ascom da Secretaria de Educação
Projeto de conscientização é realizado em parceria com o Ministério Público

A Secretaria de Educação e o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar, reforçaram a parceria que dá continuidade ao projeto Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas escolas.

A iniciativa busca combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, através da informação, tendo como base o Dossiê Mulher 2015. A partir de março, serão realizadas palestras de conscientização para alunos do Ensino Médio e servidores da rede estadual, em unidades escolares da Zona Oeste e do Centro do Rio. De acordo com o documento elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), essas localidades apresentam índices elevados de violência contra a mulher.

A promotora de Justiça e subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher, Alexandra Feres, explica que a proposta é promover a reflexão e conseguir chegar ao maior número de jovens.

- Nosso objeto é trabalhar de forma preventiva. Buscamos esclarecer os jovens quanto à Lei Maria da Penha, além de orientar os educadores sobre como a escola pode ajudar em situações de violência doméstica. É importante que os promotores nos outros municípios também façam parte desse projeto e que a gente consiga ampliar essa sensibilização para todo o estado - disse.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Seeduc, Célia Virmond, destacou que essa parceria com o Ministério Público reforça o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela pasta.

- Desde 2012, a secretaria desenvolve o projeto Mulher que faz a diferença. O objetivo é valorizar a mulher, combater a intolerância e promover ações preventivas em relação à violência doméstica e sexual por meio de palestras e discussões no espaço escolar. O trabalho em conjunto com o ministério fortalece o trabalho em rede para a conscientização dos alunos -ressaltou.

O cronograma com as escolas que receberão o projeto está sendo elaborado. As palestras serão ministradas por promotores de Justiça, no turno da tarde. Durante os encontros, serão distribuídos cartazes e cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, os direitos da mulher e os locais de atendimento em caso de violência doméstica. Em 2015, o projeto chegou a 14 unidades escolares da rede estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário