terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA PRESENTE COMPLETA DOIS MESES


 » Thaise Constancio
Ações na Lagoa, Aterro e Méier resultaram em mais de 850 detidos

A Operação Segurança Presente, realizada pela Secretaria de Governo em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, completou dois meses nesta segunda-feira (01/02), nas regiões do Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e Méier. Durante o período, as ações diárias realizadas por 400 agentes resultaram em 853 pessoas detidas, 206 moradores de rua acolhidos, 57 mandados de prisão cumpridos e 41 veículos rebocados.

Entre os detidos, 578 foram por posse e uso de entorpecentes, 37 por furto, 17 por roubo. Outras 17 pessoas foram presas por porte de arma branca e quatro por porte de arma de fogo. Já entre os 57 mandados de prisão cumpridos, 22 foram por roubo e 17 por furto. Além disso, 346 ligações foram feitas para os números do Disque Segurança Presente e mais de 3,2 mil itens apreendidos.

A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. As equipes trabalham em dois turnos de oito horas, usando coletes de identificação nas cores verde (Aterro), laranja (Lagoa) e amarelo (Méier). Todas as abordagens são filmadas e as equipes são monitoradas por GPS. Diversos órgãos atuam coordenados na ação: polícias Militar e Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, além das secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

– A Operação usa a excelência da mão de obra da segurança pública do Estado para garantir ainda mais tranquilidade à população. Os coletes coloridos facilitam a identificação dos agentes, auxiliando o diálogo, a aproximação e a integração com a comunidade. Os cidadãos se sentem mais seguros. Nossas parcerias também são muito importantes para alcançarmos números tão expressivos – ressaltou o secretário de Governo, Paulo Melo.

Parceiro investidor

Ao todo, serão investidos R$ 22 milhões por ano no patrulhamento das três áreas, financiados pelo Sistema Fecomércio RJ. Inicialmente o convênio terá duração de dois anos.

- O investimento de recursos do Sistema Fecomércio RJ nesta parceria visa a melhorar a sensação de segurança em áreas muito frequentadas por cariocas e turistas e, com isso, aumentar o bem-estar social - afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Orlando Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário