quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Observadores de aves registram 71 espécies na Reserva Biológica de Guaratiba



Abertura do calendário do Vem Passarinhar RJ aconteceu no último final de semana de janeiro

Ascom SEA/Inea

A Reserva Biológica de Guaratiba inaugurou no último final de semana de janeiro o calendário anual do projeto Vem Passarinhar RJ do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com a participação de 48 observadores de pássaros de diferentes cidades brasileiras. Foram registradas 71 espécies de aves, das quais quatro não constavam no levantamento realizado pelo plano de manejo da unidade.

- São informações que vão auxiliar no processo de gestão – afirmou o chefe da reserva, Eduardo Antunes.

A atividade contou com apoio e participação da comunidade do entorno da unidade, buscando fomentar a economia de base comunitária. O transporte foi fornecido por pescadores artesanais de Guaratiba e a alimentação por um tradicional restaurante local, que ofereceu um cardápio especial para os participantes. Além disso, o evento contou com um esquema de segurança realizado pela Unidade de Policia Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Pedra Branca e pelo Serviço de Guarda-parques do Inea. 

Outra parceria foi feita com o Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, no dia 30/01, com observação de pássaros e visita guiada, de belezas naturais, paisagísticas, históricas e artísticas mundialmente reconhecidas.

Na ocasião foi lançado o Passaporte do Vem Passarinhar- RJ, em que é registrada a presença dos observadores nas unidades de conservação estaduais. O Vem passarinhar - RJ é coordenado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap) do Inea, que visa estimular a atividade de observação de aves nas unidades de conservação estaduais.

Os resultados expressivos alcançados pela atividade nas unidades demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira.  A atividade é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.

A próxima edição do Vem Passarinhar acontece nos dias 27 e 28 deste mês no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário