Abertura do calendário do Vem Passarinhar RJ aconteceu no último final de semana de janeiro
|
Ascom SEA/Inea
|
A Reserva Biológica de Guaratiba inaugurou no último final de semana de janeiro o calendário anual do projeto Vem Passarinhar RJ do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com a participação de 48 observadores de pássaros de diferentes cidades brasileiras. Foram registradas 71 espécies de aves, das quais quatro não constavam no levantamento realizado pelo plano de manejo da unidade.
- São informações que vão auxiliar no processo de gestão – afirmou o chefe da reserva, Eduardo Antunes.
A atividade contou com apoio e participação da comunidade do entorno da unidade, buscando fomentar a economia de base comunitária. O transporte foi fornecido por pescadores artesanais de Guaratiba e a alimentação por um tradicional restaurante local, que ofereceu um cardápio especial para os participantes. Além disso, o evento contou com um esquema de segurança realizado pela Unidade de Policia Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Pedra Branca e pelo Serviço de Guarda-parques do Inea.
Outra parceria foi feita com o Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, no dia 30/01, com observação de pássaros e visita guiada, de belezas naturais, paisagísticas, históricas e artísticas mundialmente reconhecidas.
Na ocasião foi lançado o Passaporte do Vem Passarinhar- RJ, em que é registrada a presença dos observadores nas unidades de conservação estaduais. O Vem passarinhar - RJ é coordenado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap) do Inea, que visa estimular a atividade de observação de aves nas unidades de conservação estaduais.
Os resultados expressivos alcançados pela atividade nas unidades demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A atividade é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.
A próxima edição do Vem Passarinhar acontece nos dias 27 e 28 deste mês no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
|
A notícia atualizada diariamente e em breve com um noticiário ao vivo pelo youtube !
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Observadores de aves registram 71 espécies na Reserva Biológica de Guaratiba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário