segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nova etapa da Operação De Bar em Bar do Procon Estadual descarta 100kg de alimentos impróprios

20160201_104200edt_1454355128.21.jpg


Nesta segunda-feira (01/02),o Procon Estadualrealizou nova ação da Operação De Bar em Bar,que faz parte das ações que visam o Carnaval. Na primeira etapa da operação, realizada no dia 21 de janeiro, os fiscais interditaram o restaurante Noi, no Leblon. Hoje, foram vistoriados 29 restaurantesda região da Tijuca, além deCentro, Santa Teresa e Grajaú. No total, 19 estabelecimentos foram autuados.Foram descartadospelos fiscais nessa ação100kg de alimentos impróprios, além de 36 litros de chope vencidos.

No Planalto do Chopp, localizado na Rua Gurupi,186, no Grajaú, os fiscais encontraram na cozinha uma barata andando sobre farofa e os ingredientes de seu preparo. Cerca de 28kg de produtos, que estavam em cima do balcão onde passeava a barata, foram inutilizados. No local havia um Livro de Reclamações, porém sem a autenticação do Procon. O laudo de exigências do Corpo de Bombeiros não foi encontrado durante a vistoria e deverá ser apresentado no prazo de 48 horas na Autarquia. Ainda no Grajaú, os fiscais encontraram mais baratas, dessa vez no Bar do Mariano, que fica na Rua Professor Valadares, 78. A fiscalização determinou o reforço imediato da dedetização. Na cozinha, o ralo não era sifonado e a potabilidade da água não pode ser comprovada. O proprietário tem 15 dias para apresentação o certificado de potabilidade no Procon-RJ.

Em Santa Tereza, o Restaurante Sobrenatural, localizado na Rua Almirante Alexandrino, armazenava produtos vencidos e sem especificação de validade. O local não dispunha de Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, cartaz do Disque 151 nem Livro de Reclamações. O Certificado do Corpo de Bombeiros não foi mostrado aos fiscais e deverá ser apresentado no prazo de 48 horas na sede da Autarquia. No estabelecimento foram encontrados dois cilindros da gás GLT. Eles estavam na área interna sendo utilizados na cozinha, que foi interditada. Os fiscais lacraram os bicos de gás e retiraram os cilindros imediatamente do local.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Parmê (Praça Barão de Drumond – Vila Isabel);Conversa Fora na Brasa (Rua Campos Sales, 59 - Tijuca);Faceburguer (Rua Doutor Satamini, 160 lj A - Tijuca); Caçador Choperia (Martins Pena, 33 – Tijuca); Pizza Grill (Rua Afonso Pena, 101 – Tijuca); Pizza da Praça(Rua Dr Satamini, 156 – Tijuca); Estrela do Sul Churrascaria(Av. Maracanã, 649 - Tijuca);Galeto Fórmula II (Rua General Roca - Tijuca); Cafe Alto (Largo dos Guimarães, 143 - Santa Tereza); Espírito Santa (Almirante Alexandrino, 264 – Santa Tereza).

Primeira ação da Operação de Bar em Bar interditou o restaurante Noi, no Leblon

Há duas semanas, o Procon Estadual esteve nos bairros da Zona Sul do Rio para vistoriar os bares e restaurantes especificamente da rota dos blocos de Carnaval. A primeira ação da Operação De Bar em Bar fiscalizou dezessete estabelecimentos, autuou 11 deles e o restaurante Noi, no Leblon, foi interditado por não apresentar os documentos básicos necessários para o seu funcionamento.

Além do restaurante Noi não apresentar o Certificado do Corpo de Bombeiros e o alvará provisório da Prefeitura do Rio, seu certificado de potabilidade da água estava vencido em dezembro de 2015. Para completar, o cartaz que informa a disponibilidade de água gratuita ao consumidor estava escondido. Os responsáveis pelo estabelecimento já apresentaram a documentação e o local foi liberado pelo Procon para funcionar.

A Pizzaria Guanabara, no Baixo Leblon, também tinha irregularidades. Havia 33 kg de frutos do mar sem especificação da validade. A pizzaria teve a sua área de estocagem interditada por estar em péssimas condições de higiene, com baratas, restos de alimentos no chão, fiação exposta, paredes com mofo, infiltrações, rachaduras e ralo sem tampa. Na ocasião, os fiscais deram um prazo de 24 horas para a limpeza da área onde eram feitas as pizzas, sob pena de interdição.

Não foram autuados na ocasião os restaurantes Belmonte (Rua Dias Ferreira, 521 – Leblon); Raiz (Rua Prudente de Moraes, 416, Ipanema); Jobi (Avenida Ataúlfo de Paiva, 1.166, Leblon); Bar Lagoa (Avenida Epitácio Pessoa, 1.674. Lagoa) e Itahy (Avenida Ataulfo de Paiva, 1.060, Leblon).

Balanço da Operação De Bar em Bar

1 – Café e Bar América(RuaCampos Sales, 67 – Tijuca): Produto sem especificação: 10 kg de mistura de presunto e queijo. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. Ausência do fornecimento de água potável e filtrada gratuitamente ao consumidor.

2 – Polis Bar (Praça Saens Pena, 67 – Tijuca): Ausência do certificado de potabilidade da água. Dado Prazo de 15 dias para apresentar. Ausência de Livro de Reclamações.Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. Ausência do CDC para consulta.

3 - Adega do Pimenta (Almirante Alexandrino, 296 - Santo Tereza): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia.

4 - Restaurante Sol Nascente (Rua Afonso Pena, 67 - Tijuca): Péssimas condições de higiene e limpeza da cozinha, dado prazo de 20 dias para regularização.

5 - Bar do Arnaldo (Almirante Alexandrino, 316 loja B - Santo Tereza): Ausência de Livro de Reclamações.Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. Ausência do CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151.,

6 - Verdun Restaurante e Confeitaria (Rua Barão de Mesquita, 1069 – Grajaú): Sem especificação de validade:2 kg de salmão; 2Kg de arroz;1kg e 500g de carne; 1kg e 500g de bacon. Ausência de Certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentar.

7 - Amarelinho do Grajaú Restaurante (Rua Barão de Mesquita, 916 – Andaraí): Vencidos: 1kg e 400g de molho de alho; 600g de merluza a dorê; 600g de peixe; 2kg e 800g de carne moída. Sem especificação de validade: 3Kg de molho tártaro. Ausência de laudo de exigência do Corpo de Bombeiros, dado 15 dias para apresentar.Higiene da cozinha precária com pisos quebrados, acúmulo de alimentos no chão, infiltração. Dado prazo de 30 dias para obras, sob pena de interdição.

8 - Panificação Maria José (Martins Pena, 97 – Tijuca): Produto sem especificação: 2kg e 500g de queijo; 1kg e 600g de frios. Produtos vencidos: 2 latas de tônica vencida de 350 ml cada; 1 pão de forma.

9 - Restaurante Sobrenatural Ltda (Almirante Alexandrino, 428/432 - Santa Tereza): Vencido: 2kg e 500g de linguiça. Sem especificação de validade: 3kg e 300g de molho de camarão. Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações.Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. No estabelecimento foram encontrados dois cilindros GLT na área interna que estavam sendo utilizados na cozinha.a cozinha foi interditada, os bicos de gás foram lacrados e os cilindros retirados imediatamente do local.

10 - Bistreco Restaurante (Rua Conde de Bonfim, 875 – Tijuca): Certificado de potabilidade da água vencido. Prazo de 15 dias para apresentar. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Conde 867 (Rua Conde de Bonfim, 867 – Tijuca): Produto sem especificação: 300 g de queijo; 1 kg de frios; 4 kg de carne. Produtos vencidos: 1kg e 500g de bacon; 400g de bacalhau; 120 g de alho; 8 garrafas de cerveja de 600 ml. Reclamação datada de 08/12/15, não encaminhada à Autarquia.

12 - Marcô (Rua Almirante Alexandrino, 412 – Santa Tereza): Ausência de certificado de potabilidade da água e de dedetização. Alvará definitivo está no contador e deverá ser apresentado em 15 dias.

13 - Padaria Caprichosa Restaurante (Av. Júlio Furtado, 111 – Grajaú): Sem especificação de validade: 4kg e 910g de mistura de queijo e presunto. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia.

14 - Turino Express (Rua Conde de Bonfim, 758): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia.

15 - Bar do Mariano do Grajaú (Rua Professor Valadares, 78 – Grajaú): Baratas na cozinha: determinado reforço imediato dedetização.Ausência de ralo sifonado. Ausência de potabilidade 15 dias para apresentação.

16 - Planalto do Chopp (Rua Gurupi,186 – Grajaú): Barata andando em cima da farofa. Os ingredientes, cerca de 28kg, que estavam em cima do balcão onde passeava a barata foram inutilizados. Livro de Reclamações sem autenticação.Ausência do laudo de exigências do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

17 - Panificação Modelo (Rua Conde de Bonfim, 769 – Tijuca): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Produto vencido: 475 ml de molho para salada. Produto sem especificação: 1kg e 500g mistura de frios; 3kg de sopa e 3kg de feijão.

18 - Boteco de Itaúna(Rua Professor Valadares, 66 – Grajaú): Ausênciado certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia. Ausência do Livro de Reclamações. Sem especificação:6kg de camarão;3Kg de bolinho de bacalhau;1Kg de feijão fradinho; 500g de feijão fradinho. Vencido: 12L de chope em barril de 50L. Condições de higiene da cozinha precárias com piso rachado, alimentos no chão, sujeira nas paredes, ralo sem tampa. Dado prazo de 30 dias para obra sob pena interdição.

19 - Cantinho do Senado (Rua do Lavradio, 50 – Centro): Produtos vencidos: 4kg e 200g de picanha e 24 litros de chope em barril de 50 litros. Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na Autarquia.

Balanço da Operação De Bar Em Bar do dia 21/01/2016:

1 - Botequim do Itahy (Rua Maria Quitéria, 74 - Ipanema): Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação do certificado de dedetização.

2 - Chico e Alaíde Botequim (Rua Dias Ferreira, 521, Leblon): Ausência dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade de água. Produtos sem especificação da validade: 10kg de camarão; 6kg e 500g peixe e 4kg e 500g de massa. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação dos documentos no Procon.

3 - Academia Da Cachaça (Rua Conde Bernadotte, 26, lojas E, F e G, Leblon): Produtos vencidos: 730g de vinagrete, 190g de chuchu; 670g de pimentão; 240g de calda de brigadeiro e 480g de pão de hambúrguer. Extintor de incêndio com manutenção vencida em fevereiro de 2015.

4 - Botequim do Itahy (Rua Barão da Torre, 334, Ipanema): Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação dos certificados de dedetização e de potabilidade da água.

5 - Botequim Informal (Rua Conde Bernadotte, 26, lojas M, N e O, Leblon): Ausência de cartaz informando acerca da disponibilização gratuita de água.

6 - Noi(Conde Bernadotte, 26, Leblon): Cartaz de disponibilidade de água gratuita não visível ao consumidor. Certificado de potabilidade da água vencido em dezembro de 2015. Ausência do Certificado Corpo de Bombeiros. Alvará provisório da Prefeitura do Rio. Estabelecimento Interditado.

7 - Pizzaria Guanabara (Avenida Ataulfo de Paiva, 1.228, Leblon): Produtos sem especificação da validade: 10kg de peixe; 10kg de salmão; 8kg de mexilhão e 5kg de bacalhau. Área de estocagem interditada por estar em péssimas condições de higiene, com baratas, restos de alimentos no chão, fiação exposta, paredes com mofo, infiltrações, rachaduras e ralo sem tampa. Na área de fazer pizza, os fiscais deram um prazo de 24 horas para a limpeza, sob pena de interdição.

8 - Botequim Informal (Rua Domingos Ferreira, 215, Copacabana): Ausência de certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentar.

9 - Diagonal (Rua Aristides Espínola, 88, Leblon): Ausência de certificadodo Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentar.

10 - Botequim Bate Papo (Rua Gilberto Cardoso, s/nº, loja 9, Leblon): Produtos vencidos: 600g de hambúrguer; 5kg e 500g de pé de porco; 9kg e 400g de rabo de porco; 4kg e 600g de carne seca. Produtos sem especificação da validade: 1kg e 400g de presunto; 500g de frango desfiado; 2kg e 400g de pernil defumado; 2kg e 800g de carne de sol e 600g de linguiça. Azulejos e pisos quebrados. Telas das janelas rasgadas. Sujeira na câmara frigorifica. Os fiscais deram um prazo de 20 dias para a adequação. Lixeira sem tampa. Ausência de cartaz da disponibilidade de água gratuita. Extintor de incêndio com data da manutenção expirada em novembro de 2014.

11 - Veloso (Rua Aristides Espínola, 44, Leblon): Más condições de higiene da cozinha e do setor de estocagem. Os fiscais deram um prazo de 30 dias para a realização de obras. Produtos sem especificação da validade: 6kg de camarão; 3kg de lula e 2kg de polvo. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 30 dias para a apresentação, já que haverá obra.

12 - Bracarense(Rua José Linhares, 85, loja B, Leblon): Copos acondicionados em contato direto com o gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário