quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOVOS COLÉGIOS SÃO INSERIDOS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL


Ao todo, 76 unidades do Estado fazem parte da proposta

Mais 23 escolas estaduais foram incluídas no modelo de Educação Integral do Governo do Rio de Janeiro este ano. As unidades se somam a outras 53, totalizando 76 instituições de ensino que adotam a proposta educacional implementada em duas dimensões: Solução Educacional e Dupla Escola.

Três escolas fazem parte do grupo de unidades que iniciam o ano letivo oferecendo a modalidade Ensino Médio Articulado à Educação Profissional. Localizado em Queimados, o Colégio São João, por exemplo, vai priorizar o desenvolvimento de habilidades e disciplinas relacionadas à Logística Comercial. O mesmo acontece com o Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita. Ambos são resultado de convênio entre a secretaria, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e as Lojas Americanas.  Já em Barra Mansa, o Ciep 493 –  Professora Antonieta Salinas de Castro, estabeleceu parceria com a PSA Peugeot Citroën e terá como foco a Eletrotécnica.

- Estamos animados com a inclusão de nossa escola no modelo integral. Estes jovens terão o saber técnico, mas não apenas isso. Eles terão também o “saber” conviver e o “saber” ser. Portanto, há uma soma de habilidades e potencialidades que serão desenvolvidas. Ao todo, temos 64 estudantes participando desta modalidade - afirmou a diretora do Colégio Estadual São João, Sônia Pereira Lessa.

Para o aluno Marcus Vinícius da Silveira Botelho, de 15 anos, o ensino articulado à Educação Profissional poderá influenciar seu futuro.

- Quero poder adquirir conhecimento e, quem sabe, fazer um estágio. Ingressar no mercado cedo será uma experiência importante - disse o estudante.

Com a oferta de Ensino Médio Intercultural, o Ciep 218 – Ministro Hermes Lima, em Duque de Caxias, fruto de uma parceria com o Centro Cultural Brasil-Turquia, também iniciou suas atividades com foco na aplicação de Física e Informática na iniciação científica e no mundo dos negócios, junto com o aprendizado das línguas Inglesa e Turca.

Além das quatro unidades  estaduais mencionadas, integram a lista de escolas estaduais incluídas no modelo de Educação Integral, duas instituições de Ensino Médio de Referência, 13 unidades de Ensino Médio Nova Geração e quatro de Educação Integral no Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário