segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

RJPREV TEM NOVO SIMULADOR DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR


Sistema está disponível no site www.rjprev.rj.gov.br

A Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro (RJPrev) lançou um novo simulador da previdência complementar, em seu portal na internet (www.rjprev.rj.gov.br) , que oferece mais funcionalidades aos servidores.

Além de o servidor estadual poder simular seu benefício mensal na aposentadoria, há outras informações como a reserva acumulada, benefício fiscal de imposto de renda, renda total projetada na aposentadoria (RJPrev + Rioprevidência), entre outros. As novidades disponibilizadas nessa ferramenta ajudarão o servidor a planejar melhor o seu futuro financeiro.


- O servidor tem a opção de programar sua aposentadoria, uma vez que o simulador dá a possibilidade de criar várias situações, alterando variáveis como o tempo de contribuição, valor da contribuição e idade na aposentadoria, o que permite visualizar a importância de começar cedo a contribuir para a previdência complementar - afirma o diretor-presidente da RJPrev, Halan Morais.
 

Por meio de leis aprovadas em 2012, o sistema previdenciário estadual foi remodelado, e os servidores que ingressaram no Estado a partir de setembro de 2013 - atualmente são de 16 mil - estão inseridos em um novo contexto.
 

Foi implantada a previdência complementar limitando os benefícios de aposentadoria e pensão ao teto do INSS, além da constituição de um fundo previdenciário novo, composto por servidores que acumularão poupança suficiente para o pagamento das aposentadorias e pensões futuras, sem a dependência dos royalties ou ainda do Tesouro estadual.
 

- Os recursos dos royalties auxiliaram o Estado do Rio a realizar esse processo de transição de uma previdência com um modelo estritamente financeiro, para um capitalizado, com premissas atuariais conservadoras, semelhantes aos modelos previdenciários mais modernos no mundo. Essa iniciativa dará normalidade econômica e financeira, ao menos na previdência, às futuras gerações de servidores. É importante destacar que, quando falamos em previdência, os efeitos das mudanças são sentidos no médio e longo prazo – ressalta o diretor-presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa.
 

Novidades também na governança corporativa


A RJPrev também está atenta às melhores práticas de governança corporativa. Dessa forma, a entidade implementou o mapeamento dos seus processos e o monitoramento e controle de riscos. Com ele, é possível identificar, prevenir e mitigar riscos, além de assegurar a execução dos planejamentos traçados, avaliando sua eficiência.
 

Ao identificar os processos e prevenir os riscos, é possível aumentar a confiabilidade das informações. Para a diretoria executiva, esses processos permitem construir uma visão mais precisa dos riscos, priorizar ações e tomar decisões relacionadas a questões financeiras e operacionais.
 

- O participante é o principal beneficiado com o controle de riscos dentro de uma entidade de previdência complementar, pois esse processo gera segurança institucional e preserva a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos administrados pela entidade - destaca Morais.
 

Para o monitoramento, é utilizado um sistema que permite elaborar a matriz de riscos da entidade. A partir deste processo é possível identificar os impactos e as frequências dos riscos e estabelecer os planos de ações, que permitem a melhoria das rotinas operacionais e seus controles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário