terça-feira, 13 de março de 2012

Dica para Grupos de Teatro Amador

Em notícia publicada no D.O do Governo do estado  essa semana:


CULTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA EDIÇÃO DO NOVAS CENAS

 12/03/2012 - 20:08h - Atualizado em 12/03/2012 - 20:34h
 » Ascom da Secretaria de Cultura
Programa incentiva os grupos de teatro amador do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Cultura abriu nesta segunda-feira (12/03) as inscrições para a terceira edição do Novas Cenas, programa que fomenta e incentiva a formação, capacitação e produção teatral dos grupos de teatro amador do estado.

Nessa terceira edição, o Novas Cenas homenageará o grande dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, no ano do centenário de seu nascimento. Quinze grupos serão selecionados, através de Chamada Pública, e cada um terá a incumbência de montar uma das peças do autor. Cada grupo receberá aporte financeiro de R$ 20 mil para a produção e circulação das respectivas montagens. As inscrições só podem ser feitas online, no portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br) até 27 de abril.

O programa acontece em três etapas: Capacitação, quando os grupos selecionados participam de oficinas no Teatro Arthur Azevedo, em agosto, em Campo Grande; Mostra, em outubro, dentro da qual os grupos apresentam suas montagens no Teatro Gláucio Gill; e Circulação, quando os grupos apresentam suas montagens, em três municípios do Estado do Rio de Janeiro, durante novembro e dezembro.

As oficinas de capacitação foram ampliadas para essa edição. Totalizam oito: sobre o autor, direção/interpretação, cenário, figurino, iluminação e sonorização, preparação vocal e corporal. Todas as apresentações serão franqueadas ao público em geral, tanto na Mostra quanto na circulação, nos três municípios do interior.

Desde sua segunda edição, em 2011, o Novas Cenas tem focado o trabalho dos grupos selecionados na obra de um determinado autor. Naquele ano, o homenageado foi o dramaturgo Martins Pena. A capacitação dos grupos aconteceu ao longo de quatro oficinas, realizadas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage: Barbara Heliodora falou sobre a obra do autor; João Fonseca dedicou-se à direção de espetáculos; e cenário e figurino ficaram a cargo de Ney Madeira. A Mostra Martins Pena de Teatro Amador foi realizada com apresentações dos grupos amadores a partir de 16 textos diferentes do autor e ocupou, durante quatro dias de novembro, a Casa de Cultura Laura Alvim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário