terça-feira, 13 de março de 2012

Secretaria de Educação promove capacitação para equipes diretivas






 A Secretaria Municipal de Educação, através de seu Departamento de Assessoria Técnica, realizou capacitação para as equipes diretivas de suas unidades escolares e creches, visando o aperfeiçoamento na utilização do PDE Interativo. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) é um processo gerencial de planejamento estratégico, que busca uma melhor organização escolar para o aprimoramento da qualidade de ensino e aprendizagem, na medida em que fortalece e viabiliza o Projeto Político Pedagógico da Escola.





Diretora do Departamento Pedagógico, professora Carla Rabello, fala sobre a importância do PDE

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o PDE Interativo é muito importante para se dimensionar as principais falhas e dificuldades que determinada unidade de ensino possa ter. “Através da participação no PDE Interativo, teremos um diagnóstico mais preciso de nossas escolas, conheceremos sua situação atual e tentaremos identificar os principais problemas e desafios a serem superados”, explicou o Secretário.

Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola, programa do Ministério da Educação voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação. O objetivo é que as escolas, ao utilizarem o sistema, estimulem sua reflexão sobre os temas abordados.

A professora Jane Lara Motta, do Departamento Técnico da Secretaria de Educação, lembra que todas as escolas que já participaram do PDE mostraram melhorias significativas. “O Plano de Desenvolvimento da Escola é bastante trabalhoso, mas traz resultados. O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados”, definiu.
Professora Jane Lara Motta explica as etapas do PDE Interativo

Dia Internacional da Mulher
Durante a Capacitação para o PDE Interativo, realizada em dois horários no auditório da Secretaria Municipal de Educação, as educadoras foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Primeiro, foi exibido um vídeo, onde a rotina multifuncional da mulher moderna era evidenciada com muito bom humor pela atriz Luisa Perissé. Em seguida, a professora Valéria Barros interpretou a personagem Jacinta, que cansada de ser abusada pelo marido, resolve vendê-lo por R$ 1,99.
Professora Valéria Barros interpreta a personagem Jacinta em um monólogo de humor

A Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, professora Carla Rabello, explicou que os dois momentos serviram para descontrair e homenagear as mulheres. “Reconhecemos o quanto essas profissionais da Educação trabalham duro diariamente. Além de educadoras são mães, esposas, mulheres e namoradas. Por isso resolvemos demonstrar esse reconhecimento com um pouco de bom humor”, disse Carla.

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário