Na tarde desta quarta, 15, a coordenadora do PROCON do Município, a
advogada Martha Correa, e os advogados Guilherme Marques, Emerson Ocampo e
Franklin de Almeida Palmeira, do PROCON Estadual, fizeram duas diligências no
município. A força-tarefa atendeu a reclamações de consumidores e a solicitação
do Ministério Público Estadual.
Na primeira fiscalização, uma agência bancária na Várzea foi autuada por
descumprir a Lei Municipal 2.291/2003, que fixa em 15 minutos, nos dias
normais, o tempo máximo de permanência dos clientes nas filas para atendimento
nas agências bancárias, e em 20 minutos na véspera ou após feriados
prolongados. “Se a defesa do banco for julgada improcedente, o estabelecimento
sofrerá a sanção administrativa e a multa será aplicada. Mas ele tem prazo de
quinze dias para apresentar defesa”, explicou Guilherme Marques.
A segunda diligência foi feita em um estabelecimento comercial no bairro
do Alto, onde alguns consumidores registraram reclamação de que alguns produtos
na prateleira tinham um preço, porém, quando passavam no caixa, o valor cobrado
era outro. “Fizemos uma fiscalização por amostragem, recolhemos alguns produtos
e foi constatado que não existia a diferença de preços denunciada pelos
consumidores. Portanto, o estabelecimento estava cumprindo o que manda o Código
de Defesa do Consumidor”, esclareceu o advogado.
A coordenadora do PROCON do Município, a advogada Martha Correa,
salientou que este trabalho conjunto é permanente. “Aqui, o órgão atua em
convênio com o Governo do Estado, e sempre que solicitamos a fiscalização nos
locais das reclamações dos consumidores somos prontamente atendidos. É um
trabalho em parceria, em benefício do consumidor. Sempre que for necessário,
essas diligências serão repetidas”, garantiu.
Instalado na Procuradoria Geral do Município, que funciona no 1º piso da
Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), o Procon de Teresópolis exerce
a sua função de garantir o cumprimento das leis que amparam o consumidor, tendo
como base o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de
1990). O órgão atua na orientação dos consumidores, analisa e encaminha reclamações, sempre buscando a melhor solução para cada caso. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo que dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2742-3352 ramal 250.
1990). O órgão atua na orientação dos consumidores, analisa e encaminha reclamações, sempre buscando a melhor solução para cada caso. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo que dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2742-3352 ramal 250.
Texto: Silvia Pimentel
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