quinta-feira, 15 de março de 2012

Fórum da Agenda 21 de Teresópolis realiza encontro sobre projeto Indicadores da Cidadania



 Aconteceu na tarde desta quinta, 15, o primeiro encontro do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis sobre o Projeto Incid – Indicadores da Cidadania, realizado no município pelo Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, em parceria com a Petrobras.

Contando com a participação de representantes do poder público, sindicatos, associações de moradores, instituições de ensino, organizações não-governamentais, conselhos municipais e de movimentos sociais, entre outros segmentos, a reunião foi realizada no auditório da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea.

O Projeto Indicadores da Cidadania pretende monitorar a qualidade da cidadania nos 14 municípios da área de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro): Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá, Maricá, Saquarema, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

“Solicitamos essa reunião para estreitar os laços, esclarecer a proposta do Incid e trocar informações que contribuam para o aperfeiçoamento dos indicadores”, pontuou a pesquisadora Carla Siqueira Campos, do Ibase. “A ideia é que os Indicadores da Cidadania auxiliem o controle social pelos grupos mobilizados, como o Fórum da Agenda 21 Local, contribuindo para a solução dos problemas identificados no município”, completou. Carla Campos apresentou o projeto acompanhada da cientista social e auxiliar de pesquisa Juliana Souza.

Os indicadores
Utilizando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e do Instituto de Segurança Pública, entre outras instituições, o Ibase está levantando indicadores sobre acesso da população a saneamento básico, transporte rodoviário, educação básica, renda média/trabalho, saúde/qualidade da água, acesso à habitação e coleta de lixo, entre outros fatores.

Os dados secundários serão complementados através de entrevistas com gestores públicos e usuários de políticas públicas. Serão cerca de 400 questionários por município. A ideia é contribuir com a justiça social e ambiental da região, ajudando a conhecer, entender e até apontar as melhores soluções para os problemas existentes.

O projeto Incid deu início nesta quinta, 15, à pesquisa de campo nos 14 municípios fluminenses e a aplicação dos questionários será realizada até o dia 23 de março. “Os pesquisadores do Ibase vão precisar da ajuda do Fórum da Agenda 21 e do seu Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, e demais parceiros, para realizar esse estudo”, destacou Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A construção do projeto piloto levará dois anos e terá duas fases: a montagem do sistema e a sua aplicação e aperfeiçoamento. Durante todo o projeto haverá encontros e consultas aos grupos organizados locais, através de seminários e reuniões. Os indicadores serão divulgados em formato de relatórios, cadernos e brochuras. Um boletim digital manterá os parceiros informados sobre os últimos desdobramentos do Incid.


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada

  Coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, Leandro Coutinho, na reunião sobre o
   projeto Indicadores da Cidadania                     






Nenhum comentário:

Postar um comentário