quarta-feira, 14 de março de 2012

Idosos podem viajar de graça em aviões


Todos os aviões  que transitarem no País deverão oferecer, a cada voo, dois assentos gratuitos para idosos com renda de até dois salários mínimos. É o que prevê o projeto de lei do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) aprovado na quinta-feira na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O relator, senador Jayme Campos (DEM-MT), entende que a proposta complementa a lei de regulamentação do Estatuto do Idoso, que assegura a reserva de dois assentos gratuitos para pessoas com mais de 65 anos no transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário, deixando de fora as viagens aéreas. "Trata-se de um equívoco, dada a dimensão continental do País, a carência de boas estradas e as limitações de ferrovias e hidrovias", alegou. Se as duas vagas gratuitas já estiverem ocupadas, os idosos terão o direito de pagar a metade do preço, em até outras duas vagas.

O projeto terá ainda de ser examinado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). A "bolsa-avião" também está prevista para jovens de 15 a 29 anos no projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude. O modelo é o mesmo: duas passagens gratuitas por voo e o direito de pagar a metade do preço se os dois primeiros assentos já estiverem ocupados. O Estatuto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

 FONTE: DGABC



No Brasil ainda não é um hábito viajar de avião, por vários motivos, um deles por enquanto é o preço, outro é o medo do vôo. Enfim com o avanço da tecnologia aeroespacial cada vez mais os preços vem ficando mais acessíveis, trazendo assim um custo benefício em relação a viagens com ônibus. Com relação ao medo das pessoas, isso está acabando pois estatísticas vem trazendo informações de que ocorrem mais acidentes com ônibus do que com aviões. Então apesar do preço ser mais elevado, a viagem de avião se torna mais rápida,confortável  e menos cansativa. Antes de escolher qual meio de transporte vai utilizar, verifique preço e o tempo de viagem, aí então análise o custo benefício e boa viagem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário