quarta-feira, 14 de março de 2012

E exatamente na véspera da comemoração do Dia da Poesia e do vendedor de livros somos surpreendidos com essa notícia pelos meios de comunicação... 





Cerca de 420 quilos de livros didáticos comprados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação e distribuídos pelo Governo do Estado de São Paulo foram encontrados em um ferro-velho, na Brasilandia, periferia da capital paulista.
Segundo Dinei Francisco de Lima, dono do ferro velho, os livros foram trazidos por um carroceiro, que recebeu os livros da Escola Estadual Luiz Sérgio Claudino dos Santos, localizada no mesmo bairro.
Ainda segundo Lima ele pagou R$ 62.60 pelos livros. “Deu quase 420 quilos de livros eu pago R$ 0,20 centavos por quilo”, disse o dono do ferro-velho, que estranhou a quantidade de materiais didáticos novos que foram doados ao carroceiro. “Eu ainda falei para ele: ‘ve direito com a diretora para ver se não vai dar problema com estes livros. Ele garantiu que a diretora estava doando”, completou Lima.
Os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático, edição 2012. Parte dos livros de História, Geografia e Lingua Portuguesa ainda estavam dentro dos pacotes e etiquetados com o nome e o endereço da escola que deveria utilizá-los.
O inspetor de alunos Adriano Valério, funcionário da escola tentou justificar dizendo que os livros doados já haviam sido usados por alunos. “Os livros são de dez anos atrás. Todos são velhos, não tinha mais como usá-los”, disse.
A diretora da escola, Maria Marta Januário da Silva, acredita que o fato tenha sido somente um mal-entendido. “Foi engano. Estão fazendo um alarde desnecessário”, encerrou. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de São Paulo condenou o descarte dos livros e determinou que uma apuração seja realizada.
Veja a nota na íntegra:
"A Secretaria da Educação 


 do Estado de São Paulo repudia o desperdício de livros escolares que são destinados às escolas estaduais do Estado. Ao tomar conhecimento da denúncia, a Pasta imediatamente instaurou uma apuração preliminar. Se for constatada alguma irregularidade os responsáveis serão punidos."
Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a diretora da escola foi afastada até que o caso seja apurado.

Fonte: Istoeguarulhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário